Com 63 mil toneladas de carne de frango exportadas no período de janeiro a julho desse ano e uma receita de US$ 141 milhões de dólares, Mato Grosso do Sul mantém, a exemplo de 2011, a posição de oitavo lugar no ranking nacional de exportação de aves.

No mesmo período do ano passado, o Estado embarcou 70 mil toneladas, o que gerou uma receita de US$ 180 milhões de dólares. Os números representam uma queda de 10% em relação ao volume e de 21% em relação ao valor negociado.

No Brasil, o líder de exportação do produto é o Paraná, seguindo por Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Podemos melhorar nossa posição com a liberação de compra por parte do Chile. Esperamos ter resultados mais significativos nos próximos meses”, analisa a economista e assessora técnica da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Adriana Mascarenhas.

Na data em que se comemora o Dia da Avicultura (28 de agosto), o setor ainda amarga o aumento no custo de produção, com a alta de 15,7% ocasionada, principalmente, pela valorização do farelo de soja e milho, utilizados na ração. A mão de obra também pesou no bolso dos avicultores sul-mato-grossenses, com o reajuste de 7% sobre o piso salarial, válido desde julho desse ano.