A campanha sul-matogrossense na edição deste ano das Olimpíadas Escolares, que acabou no sábado, em Poços de Caldas (MG), foi melhor do que a de 2011, quando a delegação somou apenas quatro bronzes, em João Pessoa (PB). Desta vez, as onze medalhas conquistadas pelo Estado na competição escolar, para atletas com idade entre 12 e 14 anos, vieram de modalidades individuais. Entretanto, nenhum dos times que disputou as modalidades coletivas foi rebaixado de divisão.

No total, Mato Grosso do Sul somou duas medalhas de ouro (vindas do judô – atletas Nathally Rebeca Pereira Lopes e Bianca Vilma Pereira da Rosa), três de prata (judô e natação) e seis de bronze (judô, natação e luta olímpica). No último dia de competições, o Estado ainda tinha três chances de pódio (handebol feminino, e nos dois naipes do futsal). Contudo, as equipes foram derrotadas, e acabaram no quarto lugar de suas respectivas divisões. O diretor-presidente da FUNDESPORTE, Flavio Britto, parabenizou os atletas e reiterou o compromisso do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul em promover ações de incentivo aos esporte. “A excelente campanha de Mato Grosso do Sul nas Olimpíadas Escolares 2012 só prova que com incentivo, nossos atletas irão trazer cada vez mais bons resultados para o Estado”, afirma.

Os resultados do Estado em Poços de Caldas serão utilizados para definir diretrizes e programações de eventos futuros. No dia 28 de novembro, acontece a cerimônia de abertura das Olimpíadas Escolares para atletas com idade entre 15 e 17 anos, em Cuiabá (MT).