Quarenta empreendedoras de todo o País chegaram à grande final nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que fez o anúncio do resultado da disputa em solenidade realizada nesta quinta-feira, 8 de março na sede do Sebrae, em Brasília. Mato Grosso do Sul recebeu dois troféus, o Prata, na categoria Negócios Coletivos foi conquistado pela presidente da Associação da Feira Central de Campo Grande, Alvira Appel; e o de Bronze, na categoria Pequenos Negócios, pela empresária de Coxim Jane Prataviera.

O evento contou com as presenças do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Roberto Simões, do presidente da instituição, Luiz Barretto, e do diretor-técnico, Carlos Alberto dos Santos, além da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, da presidente da BPW Brasil, Sueli Batista, e do superintendente da Fundação Nacional da Qualidade, Jairo Martins.

Ao todo, 20 mulheres foram premiadas – dez por categoria, sendo um troféu ouro, quatro de prata e cinco de bronze. Todas as finalistas foram vencedoras em seus estados. Os troféus de primeiro lugar foram entregues para as empreendedoras de Alagoas (Pequenos Negócios) e do Rio Grande do Sul (Negócios Coletivos).

Na solenidade, o Sebrae lançou a próxima edição do prêmio, a nona desde a sua criação, em 2004. A novidade é a inclusão de uma nova categoria, destinada a mulheres que são empreendedoras individuais (EI) – trabalhadoras por conta própria que faturam até R$ 60 mil por ano. Mais de 400 atividades profissionais podem se enquadrar como EI, entre elas costureiras, cabeleireiras, manicures e vendedoras de roupa.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios visa reconhecer relatos de vida de mulheres empreendedoras e incentivar o empreendedorismo feminino. Nesta edição com mais de 3,6 mil inscrições de todo o Brasil.