O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça de Aquidauana, Antenor Ferreira de Rezende Neto, ofereceu denúncia nesta terça-feira (2) contra nove pessoas envolvidas nos crimes combatidos através da Operação denominada Abigeato Pantaneiro, deflagrada pela Polícia Civil de Aquidauana no mês de setembro.

A operação interrompeu a prática de crimes de furto de gado bovino e formação de quadrilha que vinham sendo praticados desde o ano de 2011 resultando em prejuízo de diversos proprietários de áreas rurais situadas no município.

Os crimes ocorriam com a participação direta de funcionários das fazendas e a quadrilha era liderada por Ezequiel Vilalva de Andrea, vulgo “Brother”. Segundo as investigações, até o momento já foram recuperadas mais de cem cabeças de bovinos furtadas.

Foram denunciados, além de Ezequiel, José Roberto de Araújo Valente, Leomar Onório Rodrigues, Gilmar da Luz Franco, Valdecy Santana Rodrigues, Ronaldo Ferreira Borges, Rodrigo Souza Albuquerque e Lenilda Maria Damasceno, imputando-lhes os crimes de furto qualificado, porte ilegal de arma de fogo e formação de quadrilha. Dentre os denunciados três deles permanecem presos preventivamente à disposição da Justiça.