MP dá prazo para solucionar falta de remédio para crescimento na Casa de Saúde
O não fornecimento do remédio se deve a falhas na entrega pelo Laboratório Aspen Pharma Indústria Farmacêutica Ltda, empresa que ganhou a licitação
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O não fornecimento do remédio se deve a falhas na entrega pelo Laboratório Aspen Pharma Indústria Farmacêutica Ltda, empresa que ganhou a licitação
A falta do medicamento somatropina (hormônio do crescimento), distribuído pela Casa de Saúde, terá que ser resolvido até dia 16 de abril deste ano. A decisão foi tomada ontem (2) em audiência realizada entre a Promotoria de Justiça de Saúde Pública, a Procuradoria da Merck S/A, a Procuradoia do Estado de Mato Grosso do Sul e a Gerência Comercial da Aspen Pharma.
O não fornecimento do remédio se deve a falhas na entrega pelo Laboratório Aspen Pharma Indústria Farmacêutica Ltda, empresa que ganhou a licitação.
Na reunião foi determinado que a Aspen Pharma, por meio do seu gerente comercial, Ronaldo Basilio Menegatte, entregue 17 mil frascos do medicamento somatropina até o dia 16 de abril.
Se a empresa não cumprir a determinação, poderá ser expedida Recomendação Ministerial ao Estado de MS para que substitua ou desclassifique a empresa, inclusive, suspenda de concorrências por período determinado.
Segundo o procurador do Estado de Mato Grosso do Sul, Ivanildo Silva da Costa, o atraso da Aspen tem acarretado o ajuizamento de diversas ações, sendo que existem cerca de 500 pacientes que realizam o tratamento com o medicamento somatropina 4UI.
Ele informou que a Aspen ganhou duas licitações para fornecimento do medicamento e uma compra emergencial. O procurador disse ainda que recebeu documento do Laboratório Aspen informando a entrega a partir do dia 30 de março, o que não foi cumprido.
O procurador questionou o laboratório sobre o cumprimento do prazo da entrega e sobre a participação da Aspen na licitação mesmo tendo problema de documentação perante a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Já o Gerente Comercial da Aspen Pharma, Ronaldo Basilio Menegatte, explicou que o atraso no fornecimento do remédio é em virtude da Aspen ter incorporado a Dismédica e estar fazendo a transferência de titularidade.
A Anvisa, por sua vez, exigiu validar o transporte do produto, motivo pelo qual ele necessita ficar em 40 de 15 dias, nos termos da RDC 234/2005.
O procurador da Merck S/A, Elson Ferreira Gomes Filho, esclareceu que o laboratório vem entregando o medicamento somatropina por meio de compra emergencial e a última entrega será na quarta-feira (4).
Estado
Segundo a assessoria de imprensa do Governo do Estado de MS, eles vão continuar providenciando a compra emergencial do medicamento.
O secretário adjunto de estado de saúde de Mato Grosso do Sul, Eugênio Martins de Barros, informou que já pediu a medicação para outro laboratório, o Merck.
Segundo ele, o governo ficou a mercê do laboratório [Aspen], que começou a apresentar problemas na entrega desde novembro de 2011. Contudo, apesar de admitir que o laboratório não está cumprindo os prazos, disse que vai manter a licitação com o Aspen e continuar comprando de outros em caráter emergencial.
Questionado, se isso seria motivo para cancelar a licitação e abrir uma nova, disse que têm alternativas para solucionar a questão, como por exemplo, a importação.
(Com informações do site do MP)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.