O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) anunciou nesta quinta-feira (26) que “um grande ato” será promovido no próximo dia 31, por diversos movimentos sociais, em frente ao Palácio do Planalto, em apoio ao presidente venezuelano Hugo Chávez, durante a realização da reunião de cúpula do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

O ato é parte de uma campanha denominada “Brasil está com Chávez” criada para apoiar a candidatura do presidente venezuelano à reeleição, em outubro. O comitê que reúne os movimentos sociais entende que há uma campanha contrária aos partidos de esquerda na América Latina e por isso a importância da vitória de Chávez.

Outra ação do comitê criado para promover a campanha poderá ser um “ato político-cultural” em protesto contra uma eventual visita ao Brasil do candidato oposicionista a Chávez Henrique Capriles, no fim de agosto, em São Paulo.

A reunião de cúpula do Mercosul, na próxima terça-feira, terá por finalidade tratar da adesão da Venezuela ao bloco como sócio pleno. Participarão do encontro, além da presidente Dilma Rousseff, na condição de presidente temporário do bloco, os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e do Uruguai, José Mujica.