Mototaxistas de Corumbá padronizam veículos para combater clandestinos
A partir de dezembro, todas as motocicletas de Corumbá utilizadas para o serviço de transporte público individual de passageiros, deverão estar padronizadas com a cor branca, em atendimento ao que determina a legislação municipal. É o que ficou estabelecido entre a Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Ministério Público e os próprios profissionais credenciados […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A partir de dezembro, todas as motocicletas de Corumbá utilizadas para o serviço de transporte público individual de passageiros, deverão estar padronizadas com a cor branca, em atendimento ao que determina a legislação municipal. É o que ficou estabelecido entre a Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Ministério Público e os próprios profissionais credenciados para trabalhar como mototaxistas na cidade.
A padronização da cor das motocicletas, prevista na legislação, foi uma fórmula encontrada para se combater o serviço clandestino de mototáxi em Corumbá. Segundo o diretor-presidente da Agetrat, engenheiro Sicard Maciel de Barros, esta decisão vai facilitar os serviços de fiscalização por parte dos agentes de trânsito, no combate ao serviço considerado clandestino.
O prazo para pintura das motocicletas com a cor branca vai até o dia 30 de novembro. A padronização está prevista no artigo 19 da legislação municipal. Cita ainda que para a prestação do serviço de mototáxi, as motocicletas não poderão ter mais que cinco anos de fabricação, assim atestado por vistoria do órgão executivo de trânsito e transporte do Município de Corumbá; potência mínima de 125 CC e máxima de até 250 CC, com cinco marchas, vedado o uso do tipo “trail”; possuir dois espelhos retrovisores; para-barro dianteiro e traseiro, além de peças conhecidas como mata-cachorro dianteiro e traseiro.
Segundo Sicard, os profissionais autorizados para trabalhar como mototaxistas na cidade já estão providenciando a mudança de cor das motocicletas. Isto ficou comprovado por Antônio Mendes Marcondes, Moacir Penha e Denílson dos Santos. Os três já providenciaram toda a documentação e estão com seus veículos já com a cor branca, conforme o que ficou estabelecido.
“Será bem melhor para todos nós. Com a padronização das motocicletas, o pessoal terá melhores condições de fiscalizar e combater os clandestinos”, comentou Antônio Mendes. Ele e os dois companheiros estão entre os primeiros que providenciaram a padronização. Além da cor branca, Moacir inseriu o número de sua inscrição no tanque da moto. “Não é obrigatório”, frisou.
Os três amigos informaram que, para providenciar a padronização das motocicletas e atender o que a lei exige, há gastos. “Pode variar muito e chegar até R$ 600,00, isto dependendo do local que você vai mandar para pintar”, informou Denílson.
É que, além da pintura, há também questões ligadas à documentação do veículo. “Para mudar a cor precisamos formalizar um processo no Detran. Mas, o importante é que isto vai nos ajudar e poderemos trabalhar de forma mais segura, sem a concorrência dos clandestinos”, observa Moacir.
O diretor da Agetrat, por sua vez, afirma que, a partir da padronização das motocicletas, ficará mais fácil não só para fiscalizar, mas também para as pessoas utilizarem os serviços. É que, além da cor, as motos regulares contam com placa de identificação vermelha e os próprios profissionais utilizam camiseta de manga comprida amarela, além de capacetes também amarelo, com seus respectivos números de identificação.
Notícias mais lidas agora
- Médica conta em julgamento que mãe não olhou para Sophia ao saber da morte e questiona reação
- Psicólogo constatou que mãe de Sophia teria Síndrome de Estocolmo após três sessões com a ré
- Ainda dá tempo: Negociação desconto do Refis termina na próxima sexta-feira
- Operação prende ladrões de shopping que roubaram R$ 600 mil de joalheria de Campo Grande
Últimas Notícias
Judiciário implementa sistema Painel de Autocorreição em MS
O sistema também indica se as metas estão sendo cumpridas
Funtrab disponibiliza 1.062 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
1.062 vagas de emprego nesta quinta
Senado retira de pauta projeto que legalizaria bingos e cassinos
Depois de parlamentares discursarem de forma contrária ao requerimento de urgência
Vitória e Grêmio empatam em duelo direto na busca por vaga na Sul-Americana
Pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.