Animações nacionais, internacionais e infantis compõem a mostra “Dia Internacional da Animação (DIA)” que será exibida de 26 a 28 de outubro na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo. As exibições fazem parte do projeto Cine Brasil Especial, promovido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) que disponibiliza ao público filmes e vídeos em formato de curta e longa-metragem na última semana do mês, com entrada gratuita.

Em sua 9ª edição, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em mais de 200 cidades do País; a realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) com patrocínio da Petrobras.

Este é o maior evento simultâneo do gênero no País, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.

O evento também acontece em 30 países, como Bulgária, França, Estados Unidos, Portugal, Grécia, Polônia, Coréia do Sul, Austrália e Egito na forma de intercâmbio das mostras.

Em 2012 foram inscritos 80 curtas-metragens de animação de vários Estados brasileiros. Destes, foram selecionados 12 para o programa oficial brasileiro. O DIA faz um panorama da animação brasileira. Além das exibições da mostra oficial acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como mostras infantis, internacionais, mostras regionais, sessões especiais para pessoas com deficiência auditiva e visual. A Mostra Nacional de filmes brasileiros será enviada aos 30 países como parte do intercâmbio de filmes para as comemorações do International Animation Day.

A Mostra Nacional 2012 contará com a exibição dos filmes “O Grande Evento”, de Thomate; “Cabeça de Papelão”, de Quiá Rodrigues e “Linear” de Amir Admoni entre outros. Na Mostra internacional participarão filmes de Portugal, Rússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Austrália e Coréia do Sul. Este ano pela primeira vez a Mostra Nacional terá audiodescrição, possibilitando o acesso a pessoas com deficiência visual, síndrome de down e autismo e legendagem em closed caption para pessoas com deficiência auditiva.

O objetivo do projeto é de proporcionar às diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do País, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países.

A ABCA promove o Dia Internacional da Animação desde 2004 e a cada edição, o evento alcança mais cidades e espectadores. O Brasil é o país que faz o maior evento de celebração da animação no mundo. A produção local do evento só acontece devido ao esforço de muitos voluntários entusiastas da arte da animação espalhados por todo o território nacional.

Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Audiovisual da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul pelo telefone 3316-9166 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1795.