Mostra de Cinema Japonês no MIS de MS inicia comemoração da Semana da Cultura Japonesa em MS

Na segunda-feira (11) acontece a abertura da Mostra de Cinema Japonês do CineMIS, projeto realizado pelo Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS de MS), unidade museológica da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural (GPHC) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). Neste mês, o CineMIS sediará […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na segunda-feira (11) acontece a abertura da Mostra de Cinema Japonês do CineMIS, projeto realizado pelo Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS de MS), unidade museológica da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural (GPHC) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Neste mês, o CineMIS sediará a Mostra Cinema Japonês em parceria com a Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande (AECNB), com produções premiadas e contemporâneas, realizadas a partir de 2002. As exibições acontecem sempre às 19 horas e na segunda semana de cada mês, com temas diversos e abrangentes.

O músico, cineasta e curador da Mostra, Jean Albernaz, explica que a escolha destes filmes buscou apresentar diretores importantes da cinematografia japonesa, porém fugindo de escolhas óbvias. “Ocorre que vários diretores, como Akira Kurosawa, podem ser encontrados facilmente em videolocadoras e grande parte do público já os conhece.

Os filmes e os diretores selecionados para a presente mostra, apesar de terem seus talentos reconhecidos pela crítica especializada e vários de seus filmes estarem disponibilizados em DVDs no mercado internacional, como Koreeda, Yamada e Miike, muitas vezes são desconhecidos por grande parte dos fãs do cinema japonês”, explica Jean.

Outro aspecto importante a ser destacado é que algumas questões estéticas, éticas e históricas do cinema japonês poderão ser percebidas durante a mostra, como o fato daquele ter se inspirado inicialmente em artes “apresentacionais” – como o Butô e o Kabuki – demonstrando não só a origem da sétima arte japonesa, como também os rumos e percursos próprios, diferentes do cinema ocidental, que por sua vez teve sua origem e percursos baseados em artes “representacionais”.

Outra questão fundamental para o curador é a riqueza multifacetada dos filmes selecionados que, assim como diversos outros da cinematografia japonesa, circunscrevem-se em uma vanguarda por não diferenciarem arte de mercado, com formalismo e rigor na composição visual, sendo de difícil classificação em gêneros específicos, tendo em vista que abordam em seu conteúdo temas e tons diversos, com recursos de linguagem que vão da leveza e do humor dos romances e das comédias aos absurdos e dramas do terror e do grotesco muitas vezes em um único filme.

Para discorrer sobre estes pontos, esclarecer dúvidas e prestar maiores informações sobre o cinema japonês, Jean Albernaz, que também foi curador da primeiro Mostra Cinema Japonês realizada no MIS de MS em 2008 – a título de comemoração pelo Centenário da Imigração Japonesa no Brasil -, proferirá uma palestra no dia 20/06/12, às 14h00, no MIS, dentro do projeto Cultura em Situação, objetivando contextualizar aspectos artísticos e históricos desta importante e cultuada cinematografia.

Importante destacar que a Mostra de Cinema Japonês antecede, inicia e divulga a comemoração da Semana da Cultura Japonesa em MS, que contará com diversas atividades culturais e é organizada pela AECNB, com o apoio da FCMS e de diversas outras instituições. “Como todos sabem, a cultura japonesa é notoriamente marcante e presente em MS, permeando hoje nossos costumes, culinárias e identidades, indo além das fronteiras entre descendentes e não descendentes.

Assim, a Mostra Cinema Japonês é de extrema importância para MS, uma vez que democratiza o acesso às produções audiovisuais japonesas e promove o debate e a reflexão do país e do mundo, contribuindo com a formação e a difusão de conhecimento e cultura no Estado de forma antenada à contemporaneidade”, explica o Presidente da FCMS, Américo Calheiros. As sessões são gratuitas e têm início às 19 horas.

Confira a programação:

11/05/12 – 19h
O Gosto do Chá (Cha no Aji – 2004)
Direção: Katsuhito Ishii
Duração: 143 min.
Sinopse:
Uma visão nada comum sobre uma família japonesa vivendo em uma pequena cidade ao norte de Tóquio. A mãe tenta retomar a carreira de animadora de desenhos, o pai é um terapeuta especializado em cura por hipnose e a filha mais nova é seguida por uma versão gigante de si mesma ocasionalmente. Brincando com o absurdo, Katsuhito (que foi o responsável pela intromissão em anime de Kill Bill Vol. 1), mostra como o estranho pode ser belo e singelo.
Prêmios:
Fant-Asia 2005 – Melhor Filme
Entrevues Film Festival 2004 – Prêmio do Público
– Grande Prêmio do Júri

12/05/12 – 19h
Fish Story (Fishuu Sutori – 2009)
Direção: Yoshihiro Nakamura
Duração: 112 min.
Sinopse – No ano de 2012 a única coisa que separa a terra da colisão com um enorme cometa e a salvação é uma canção obscura gravada por uma banda de rock 37 anos atrás. Metalinguística e cultura pop temperadas com uma influência cáustica de Charlie Kaufman (Adaptação) transformam esta premissa inusitada em um filme bem-humorado, que desafia classificações.
Prêmios:
Indicação Asian Film Award – Melhor Compositor

13/05/12 – 19h
13 Assassinos (Jusan-nin no Shikaku – 2010)
Direção: Takashi Miike
Duração: 141 min.
Sinopse – 13 homens em uma missão suicida para assassinar um senhor feudal japonês. Ao refilmar o clássico do diretor Eiji Kudo de 1963, Takashi Miike alcançou a maturidade e realizou a sua obra-prima, sem deixar de lado o nihilismo que marca todos seus filmes.
Prêmios:
Prêmio da Academia Japonesa 2011 – direção de arte
– Direção de fotografia
– Melhor luz
– Melhor som
Festival de Veneza 2010 – Menção Honrosa
– Indicado ao Leão de Ouro
14/05/12 – 19h
Air Doll (Kuki Ningyo – 2009)
Direção: Hirozaku Koreeda
Duração: 125 min
Sinopse:
Com a história de uma boneca inflável que ganha vida, Koreeda, um dos mais aclamados diretores da sua geração, cria uma metáfora encantadora sobre o vazio da vida moderna.
Prêmios:
Prêmio da Acadêmia Japonesa – Indicado à melhor atriz
Festival Internacional de Chicago – Indicado a Melhor Filme

15/05/12 – 19h
Amor e Honra (Bushi no Ichibun – 2006)
Direção: Yoji Yamada
Duração: 121 min.
Sinopse:
O sacrifício de uma esposa pela honra do seu marido, um samurai cego, se torna uma crítica sutil sobre a posição da mulher no Japão feudal no último filme da “Trilogia Samurai” de Yoji Yamada.
Prêmios:
Prêmio da Academia Japonesa 2007 – Melhor Fotografia
– Melhor Luz
– Melhor Ator Coadjuvante
Asian Film Awards 2007 – Melhor Filme

Serviço
CineMIS de Junho – Mostra Cinema Japonês
Data: 11 a 15 de junho de 2012
Horário: 19 horas
Cultura em Situação – Palestra sobre Cinema Japonês com Jean Albernaz
Data: 20/06/2012 (Quarta-feira)
Horário: 14h
Entrada gratuita
Local: Sala Idara Duncan (MIS Museu da Imagem e do Som de MS – Memorial da Cultura e Cidadania, Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, Campo Grande, MS)
Informações pelo email [email protected] e pelo fone 3316-9178.

Conteúdos relacionados