Segundo informações do site The Thelegraph, morreu nesta sexta-feira (20) o guitarrista Bert Weedon, aos 91 anos, em sua casa na Inglaterra, deixando dois filhos de seu primeiro casamento. O músico estava doente já há algum tempo, de acordo com pessoas próximas.

Bert Weedon foi responsável por influenciar grandes estrelas do rock, como Keith Richards, dos Rolling Stones, Pete Townshend, do The Who, Eric Clapton, Paul McCartney e George Harrison, dos Beatles. O guitarrista criou um manual que ensinava acordes básicos do instrumento.

“Eu nunca me senti à vontade para tocar sem as dicas e encorajamento que o manual me deu”, contou certa vez Eric Clapton. O tutorial Play In A Day vendeu cerca de dois milhões de cópias e ganhou versões mais modernas em vídeo e DVD.

Contrário ao estilo de vida de bebidas e drogas, Weedon gostava de aproveitar o tempo livre visitando locais históricos e feiras populares em busca de aumentar sua coleção de colheres antigas de prata.

Começou sua carreira com Ted Heath, Mantovani e The Squadronnaires, antes de se tornar solista com o BBC Band. Como guitarrista solo foi responsável por muitos sucessos, como Guitar Boogie Shuffle, Apache e Nashville Boogie. Também já acompanhou artistas como Frank Sinatra, Tony Bennett, Rosemary Clooney, Nat King Cole e Judy Garland.