A reclamação é por causa da contaminação de um córrego e uma nascente na Área de Proteção Ambiental – APA – do córrego Lageado

Moradores do bairro Maria Aparecida Pedrossian entraram em contato com a reportagem por conta do mau cheiro de esgoto que transborda após chuvas no cruzamento das ruas Manoel Padial e Graciano Vargem Alegre. Depois de transbordado, fezes e todo tipo de sujeira ficam no local.

Outro fato mais grave é por causa da contaminação dessa mesma água de esgoto em um córrego e uma nascente na Área de Proteção Ambiental – APA – do córrego Lageado, no mesmo cruzamento.

Neste local existe uma estação de tratamento de esgoto elevatória da empresa concessionária de abastecimento de água e tratamento dos esgotos de Campo Grande , porém de acordo com moradores, grande parte desse mesmo esgoto é despejada no córrego próximo. A equipe do Midiamax constatou o mau cheiro e a sujeira.

Só na região do bairro Maria Aparecida, Samambaia e residencial Damha a área tem em torno de 35 hectares. Além do transtorno aos moradores, no local existem inúmeras espécies animais como macacos, quatis, capivaras e aves que bebem da água.

“Por causa do cheiro, não dá nem para chamar visita em casa”, diz o autônomo Cícero José da Silva, 57, que mora há 11 anos em frente à Área de Proteção. “Só pode estar vindo direto prá cá, pois quando parecem que fecham essa caixa [de esgoto], o córrego fica limpinho até cristalino”.

“O mau cheiro vai lá para dentro de casa”, conta a auxiliar de produção Elenir Venâncio de Oliveira, 35.

“O cheiro volta pelo cano até em casa”, disse o vendedor César Pereira de Araújo.