De acordo com os próprios populares do bairro, perto do lixão de Campo Grande existem cerca de 40 barracos. Pelo menos 15 foram derrubados na tarde desta segunda-feira (2).

O ano novo não começou nada bem para algumas famílias do Dom Antonio Barbosa, considerado um dos bairros mais carentes de Campo Grande. Na tarde desta segunda-feira (02), de acordo com moradores, homens da Guarda Municipal e representantes da EMHA (Empresa Municipal de Habitação) estiveram na região e derrubaram vários barracos.

“Se a gente não saísse, disseram que iam derrubar tudo com a gente dentro mesmo. E o pior é que falaram ainda que iam mandar os adultos para o Cetremi (Centro de Triagem e Apoio ao Migrante) e nossos filhos para o Conselho Tutelar”, relatou Welington da Silva Jacinto.

Indignado, com a filha de 09 meses no colo, o rapaz, que atualmente está desempregado, falou que o grupo chegou de repente. “Chegaram ameaçando e intimando todos. E eles acham que têm direito de chegar assim e dizer que vão levar nossas crianças? Cadê nossos direitos? Queremos apenas uma casinha popular, como é garantido pela nossa Constituição!”, desabafou Welington.

Ainda assustada, a manicure observava os destroços de seu barraco que acabava de ser derrubado, por volta das 16h40 de hoje. “Eu tava terminando de construir o ‘barraquinho’. E falaram que se eu construísse de novo, eles iam derrubar de novo”, desabafou Katlyn Dayane Brito.

Segundo informou a mãe de um menino de 03 anos, ela morava de aluguel ali perto do bairro, mas como atrasou o pagamento por dois meses, foi despejada. “A proprietária não quis nem saber, já mandou eu sair da casa. E agora, o que vou fazer?”, questiona Katlyn.

Muitos barracos no Dom Antonio

No local da discórdia, o presidente do Movimento dos Sem Casa de Campo Grande, Giunaldo Ferreira, informou que na região são cerca de 40 barracos e que pelo menos 15 foram derrubados na tarde desta segunda-feira. “Não cumpriram o acordo que a EMHA tinha com a gente. Que até esse Natal, as famílias seriam removidas e levadas para residências. Mas, ao invés de casas, derrubaram os barracos das pessoas e expulsaram os moradores”, comentou Ferreira.

Perto dali, inocente, o filho de Katlyn brinca tranquilamente na terra, em meio à polêmica e à revolta dos moradores. Junto aos demais que perdiam as moradias (se é que podemos assim dizer), estava um antigo morador do Jardim Pênfigo, que também pagava aluguel. “Eram R$300,00, mais os outros gastos, como alimentação, tava pesando demais”.

O depoimento do ajudante de pedreiro se completa com essa outra informação. “Já fiz umas quatro inscrições nesses programas de casas populares. Sempre falam que vão ajudar a gente, mas nada. Hoje minha mulher teve que sair daqui com meu filho de 08 meses porque tava passando mau, tava assustada demais com a ação desse pessoal, com a derrubada dos nossos barracos”, afirmou Wellisnaycon Turaça Domiciano.

Problemas em família

Pai de um menino de 05 anos, o irmão de Wellisnaycon também lamenta a situação. Ele estava acabando de montar o pequeno barraco para abrigar a família quando teve a surpresa desagradável. “Derrubaram tudo e agora ficou mais complicado ainda. Pra piorar, só minha esposa tá trabalhando por enquanto”, lembrou Tiarojun Turaça.

A convite da família, a reportagem do Midiamax entrou na ‘moradia’ de Welington (o primeiro entrevistado) e registrou as precárias condições no barraco. Os poucos móveis todos amontoados em único cômodo, coberto por uma lona preta. No local, mesmo com ventilador ‘velho’ ligado, o calor é insuportável e o banheiro é bastante improvisado, não oferece nenhum tipo de higiene.

“O pior de tudo é que um monte de gente que não precisa de casa e consegue uma. Tem gente que pega a casa e vende, pois nem precisa. Já a gente que não tem pra onde ir, fica um tempão na fila sonhando com um teto digno”, reclamou Welington.

EMHA e Guarda Municipal

A reportagem do Midiamax rodou a região formada pelos barracos para falar com algum responsável pelas derrubadas, mas o grupo já tinha ido embora. Segundo alguns moradores, eles (EMHA e Guarda Municipal) devem voltar amanhã para continuar o que começaram nesta segunda-feira.