Moradores do Jardim Canguru, região Sul de Campo Grande, reclamam que estão tendo de pagar contas com juros em razão de os Correios atrasarem alguns meses a entrega de correspondências.

A manicure Gelsa Aparecida Ferreira de Abrel disse que há três meses consecutivos tem recebido boletos depois do vencimento e sempre tem de arcar com cobranças a mais. “Recebi segunda-feira (27) uma fatura que teve o vencimento no dia 20 e a data de postagem consta dia 10 deste mês. Acredito que por morarmos em região distante sempre somos esquecidos pelos Correios. Este mês tive de pagar R$ 20 de juros por conta do atraso”, desabafa.

Segundo a assessoria de impresa dos Correios, a distância não justifica o atraso das correspondências, e sim o desencontro de informações no cadastro dos . “Os moradores têm usado dois dados de identificação do imóvel: quadra/lote e numeração oficial da prefeitura (número da casa). As correspondências têm vindo com uma das duas informações ou ambas, dificultando o trabalho do carteiro, que tem de verificar se a numeração do imóvel confere com a identificação por quadra e lote. Os Correios trabalham com a numeração oficial definida pela prefeitura, em ordem sequencial e única”, explica.

Gelsa defende que este não deve ser o único motivo. Numa das vezes que ligou para reclamar foi informada de que as correspondências ainda não teriam sido entregues porque um dos funcionários faltou ao emprego. Outro dia, a chuva teria atrapalhado as entregas.

Sobre o cadastro das casas, a moradora confirma que em algumas de suas correspondências há a informação do lote/quadra e número da casa, em outras há apenas o numeral da casa, e mesmo essas, com a única informação exigida pelos Correios, chegam atrasadas.

De acordo com a empresa dos Correios, para evitar transtornos os moradores devem retirar a identificação por quadra/lote, utilizar somente a numeração oficial do imóvel e atualizar os endereços junto aos remetentes como: , lojas, concessionárias de serviços públicos, e outros. A alteração deve ser feita na Prefeitura de Campo Grande.

A partir do dia 2 de maio deste ano, está previsto distribuição de comunicados onde os moradores da região serão orientados a fazer a adequação da numeração das casas. A partir disso, somente serão entregues as correspondências endereçadas com a numeração sequencial e única. As que apresentarem identificação por quadra e lote serão devolvidas aos remetentes.

Reclamações podem ser feitas por meio do serviço de atendimento Fale Com os Correios, no site, ou pelo telefone 0800-725-0100.