Montpellier conquista título inédito no Campeonato Francês

O Montpellier sagrou-se campeão francês pela primeira vez da sua história, neste domingo, ao derrotar fora de casa o já rebaixado Auxerre por 2 a 1, neste domingo, pela 38ª e última rodada da Ligue 1, em partida suspensa diversas vezes após os torcedores do Auxerre lançarem sinalizadores sobre o gramado. O time do sul […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Montpellier sagrou-se campeão francês pela primeira vez da sua história, neste domingo, ao derrotar fora de casa o já rebaixado Auxerre por 2 a 1, neste domingo, pela 38ª e última rodada da Ligue 1, em partida suspensa diversas vezes após os torcedores do Auxerre lançarem sinalizadores sobre o gramado.

O time do sul da França termina a temporada com três pontos de vantagem sobre o Paris Saint-Germain, que fez a sua parte ao superar por 2 a 1 o Lorient (17º), com um gol marcado pelo brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta, mas ficou na vice-liderança apesar de ter investido mais de 100 milhões de euros em contratações.

O título do Montpellier foi uma grande surpresa, já que o clube tem apenas o 13º orçamento do Campeonato Francês, com 36 milhões de euros.

“Acho que foi merecido. Foi uma luta acirrada até o fim, e pelo número de pontos que conquistamos (82), ficou claro que disputamos um grande campeonato”, declarou o técnico René Girard.

O Montpellier começou a partida contra o Auxerre levando um susto, quando o meia Olivier Kapo abriu o placar para o time anfitrião aos 20 minutos de jogo, mas o atacante nigeriano John Utaka deixou tudo igual aos 32.

A vitória foi ainda mais conturbada porque a partida sofreu diversas interrupções no segundo tempo, quando os torcedores do Auxerre lançaram sinalizadores sobre o campo do estádio Abbé-Deschamps para manifestar sua revolta com o rebaixamento da equipe, que terminou o campeonato na lanterninha.

Com estes problemas, quando a partida do PSG terminou, ainda sobravam mais de dez minutos na partida do Montpellier, que, com a vitória do time da capital, perderia o título se fosse derrotado.

No entanto, Utaka acabou com a esperança dos parisienes cinco minutos depois do juiz autorizar a retomada do jogo, aos 41 da etapa final, levando ao delírio a torcida do Montpellier, que lotou a Place de la Comédie, principal praça da cidade, na qual foi instalado um telão.

Enquanto o time do sul da França entrou em campo para conquistar o título, ainda havia muitas coisas em jogo nesta última rodada.

Na parte de baixo da tabela, além do lanterninha Auxerre, oficialmente rebaixado na semama passada, o Caen (18º), que perdeu por 3 a 1 para o Valenciennes (12º) e o Dijon, atropelado por 5 a 0 no campo do Rennes (6º), também jogarão na segunda divisão na próxima temporada.

Em outra partida disputada neste domingo, o Bordeaux (5º) garantiu presença na próxima edição da Liga Europa ao derrotar fora de casa o Saint-Etienne (7º), seu concorrente direto para a vaga, que poderia ter se classificado se tivesse vencido diante da sua torcida.

Além de Thiago Motta que fez o gol a vitória do PSG sobre o Lorient, outro brasileiro balançou as redes neste domingo, o atacante Túlio de Melo, que deixou sua marca na goleada por 4 a 1 do Lille (3º) aplicou no Nancy (11º).

O meia belga Eden Hazard, eleito na última segunda-feira melhor jogador da Ligue 1 pela segunda temporada consecutiva, fez os três outros gols do Lille, que não conseguiu defender seu título de campeão francês, mas terminou em terceiro, o que lhe garante uma vaga na fase preliminar da Liga dos Campeões.

Hazard por pouco não se consagrou como artilheiro do campeonato, já que chegou a 20 gols marcados, um a menos que o meia brasileiro Nenê, do PSG e o atacante Olivier Giroud, do Montpellier, que dividem esta honra por ter anotado 21.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados