A missa em homenagem a Santo Antônio, padroeiro de Campo Grande, será nesta quarta-feira (13/06), a partir das 19h, na Capela Comunidade Bom Jesus (rua Camilo Neres, 325, Lar do Trabalhador). Após a missa será realizada uma procissão até a Praça do Papa, onde está marcada a abertura oficial do 10º Arraial de Santo Antonio. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania (SAS) e da Fundação Municipal de Cultura.

– na sua décima edição a tradicional festa da cidade terá este ano a participação de 100 entidades. A entrada é de graça para o público interessado em participar de uma extensa programação durante os quatro dias de celebração, que inclui shows musicais, concurso de quadrilhas e a queima da fogueira de 60 metros de altura.

Santo Antônio de Lisboa – Nasceu em Lisboa (Portugal), não se sabe ao certo se em 1191 ou 1195, e morreu em Pádua em 1231. Foi frade agostiniano e ingressou na ordem franciscana em 1220. Viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na e na França. Santo Antônio foi professor de teologia e elogiado pregador, sendo atribuído a ele um grande número de milagres. Também é cultuado como protetor dos noivos.

Padroeiro oficial – Santo Antônio tornou-se padroeiro da cidade por um decreto municipal de 2002. A devoção ao santo teve início com José Antônio Pereira, o fundador de Campo Grande, que diante de um surto de febre amarela no interior do estado (na região entre Paranaíba e Inocência) pediu a Santo Antônio que salvasse sua expedição. Conquistada a graça, José Antônio ergueu a primeira igreja da cidade em agosto de 1875.

A saída será na Capela Bom Jesus, após a celebração da missa. Em seguida, os fiéis vão percorrer a rua Zakla Nahas Siugi, rua Camilo Neres e rua dos Crisântemos, até chegar ao monumento na Praça do Papa.