Ministro garante solução breve para impasse entre indígenas e produtores em Dourados
O senador Antonio Russo participou da reunião da bancada federal de Mato Grosso do Sul com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, nesta quarta-feira (13). Eles falaram sobre o impasse entre produtores rurais e índios no município de Dourados. Russo disse que ficou muito satisfeito com o resultado da reunião. “O ministro foi muito […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O senador Antonio Russo participou da reunião da bancada federal de Mato Grosso do Sul com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, nesta quarta-feira (13). Eles falaram sobre o impasse entre produtores rurais e índios no município de Dourados.
Russo disse que ficou muito satisfeito com o resultado da reunião. “O ministro foi muito gentil e garantiu uma solução em breve para o problema. Ele acredita que até o início de julho já teremos uma definição legal para o conflito e que pacifique os índios, os fazendeiros e a sociedade”, disse o parlamentar.
Praticamente toda a bancada de senadores e deputados sul-mato-grossense participou da reunião com o Ministro da Justiça.
Os conflitos fundiários entre os produtores e índios em Mato Grosso do Sul ocorrem há mais de duas décadas e já resultou em inúmeras vítimas.
Na década de 30, para promover a ocupação populacional naquela região, centenas de produtores rurais foram estimulados a ocupar as terras do Mato Grosso do Sul, habitada basicamente por indígenas que se moviam entre as terras brasileiras e paraguaias.
Após a Constituição de 88, movimentos indígenas e a própria Fundação Nacional do Índio (Funai) consideraram essas terras tradicionais dos indígenas. A demarcação não foi feita, o que gerou imensa instabilidade jurídica.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Concurso da Polícia Civil: Em fase final, edital deve sair no primeiro trimestre de 2025
São previstas 400 vagas sendo 300 vagas para investigadores e 100 vagas para escrivães.
Campanha de Natal do Sirpha Lar de Idosos recebe doações até sexta-feira
Neste ano são 86 cartinhas com diferentes pedidos, como roupas, calçados, perfumes e rádios
EUA ajudarão a recuperar último navio escravista a chegar ao Brasil
Embarcação está naufragada desde 1852 em Angra dos Reis
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.