Geral

Ministro garante solução breve para impasse entre indígenas e produtores em Dourados

O senador Antonio Russo participou da reunião da bancada federal de Mato Grosso do Sul com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, nesta quarta-feira (13). Eles falaram sobre o impasse entre produtores rurais e índios no município de Dourados. Russo disse que ficou muito satisfeito com o resultado da reunião. “O ministro foi muito […]

Arquivo Publicado em 14/06/2012, às 13h17

None
496371815.jpg

O senador Antonio Russo participou da reunião da bancada federal de Mato Grosso do Sul com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, nesta quarta-feira (13). Eles falaram sobre o impasse entre produtores rurais e índios no município de Dourados.


Russo disse que ficou muito satisfeito com o resultado da reunião. “O ministro foi muito gentil e garantiu uma solução em breve para o problema. Ele acredita que até o início de julho já teremos uma definição legal para o conflito e que pacifique os índios, os fazendeiros e a sociedade”, disse o parlamentar.


Praticamente toda a bancada de senadores e deputados sul-mato-grossense participou da reunião com o Ministro da Justiça.


Os conflitos fundiários entre os produtores e índios em Mato Grosso do Sul ocorrem há mais de duas décadas e já resultou em inúmeras vítimas.


Na década de 30, para promover a ocupação populacional naquela região, centenas de produtores rurais foram estimulados a ocupar as terras do Mato Grosso do Sul, habitada basicamente por indígenas que se moviam entre as terras brasileiras e paraguaias.


Após a Constituição de 88, movimentos indígenas e a própria Fundação Nacional do Índio (Funai) consideraram essas terras tradicionais dos indígenas. A demarcação não foi feita, o que gerou imensa instabilidade jurídica.

Jornal Midiamax