Ministra do STF promete rapidez em julgamentos de candidatos antes das eleições
A afirmação da ministra Carmen Lúcia, relatora da Ação Penal 605, é uma citação direta à participação do deputado federal Edson Giroto na Operação Vintém
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A afirmação da ministra Carmen Lúcia, relatora da Ação Penal 605, é uma citação direta à participação do deputado federal Edson Giroto na Operação Vintém
Ao comentar o andamento do processo relativo à Operação Vintém, a ministra do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, disse que vai priorizar os julgamentos de todos os processos que envolvem candidatos, como é o caso da Ação Penal 605 (Operação Vintém). A afirmação da ministra aconteceu durante breve audiência pública com o ex-deputado estadual, Semy Ferraz.
Semy esteve no STF, em Brasília, no dia 24 de maio, com o objetivo de saber sobre as providências que estão sendo tomadas em relação ao desaparecimento das principais gravações do processo.
Nas gravações, existem diálogos interceptados pela Polícia Federal, em 29 de setembro de 2006, entre Edson Giroto, Edmilson Rosa, Mirched Jafar Júnior e André Puccinelli Filho. Na ocasião eles comentavam sobre a colocação de notas de R$ 20, grampeadas em “santinhos” políticos do então candidato a reeleição a deputado estadual pelo PT, Semy Ferraz.
O procurador Geral da Republica, Roberto Gurgel, denunciou Giroto ao STF como “mentor” da Operação Vintém, a qual acusa os envolvidos em crime de Denunciação Caluniosa.
Durante audiência, Cármen Lúcia, disse ainda que já providenciou as provas que estavam faltando, assim que foi informada do desaparecimento. Além disso, a ministra ressaltou que o sumiço das gravações não aconteceu no STF, como foi divulgado pela imprensa nacional.
A reportagem entrou em contato com o STF para apurar outros casos que envolvam candidatos de Mato Grosso do Sul, nas próximas eleições, mas ainda não obteve resposta.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.