Ministério Público quer incluir diagnóstico de cinco doenças no teste do pezinho
O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) entrou com uma ação civil pública pedindo que o sistema público de saúde paulista faça o diagnóstico de mais cinco doenças com o teste do pezinho. O exame feito com a retirada de uma gota de sangue do calcanhar de recém-nascidos identifica atualmente quatro grupos de doenças. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) entrou com uma ação civil pública pedindo que o sistema público de saúde paulista faça o diagnóstico de mais cinco doenças com o teste do pezinho. O exame feito com a retirada de uma gota de sangue do calcanhar de recém-nascidos identifica atualmente quatro grupos de doenças. O Dia Nacional de Triagem Neonatal – teste do pezinho – é comemorado hoje (6).
O MPF quer que sejam incluídos os diagnósticos da hiperplasia adrenal congênita, da deficiência de biotinidase, toxoplasmose congênita, deficiência de G6PD, e da galactosemia. Segundo o órgão, essas enfermidades podem causar danos neurológicos e até, em casos extremos, a morte das crianças. Com o diagnóstico nos primeiros dias de vida, no entanto, elas podem ser controladas ou eliminadas.
“Como a maioria das pessoas não tem condições financeiras para arcar com os custos, estão privadas da possibilidade de uma melhor qualidade de vida, considerando que o diagnóstico precoce possibilita o início de terapias em tempo de evitar maiores complicações e propiciar melhor relação custo-benefício para os usuários dos serviços públicos de saúde”, ressalta o texto da ação.
De acordo como o Ministério Público, em Goiás e Santa Catarina o número de doenças detectadas com o exame foi ampliado. O MPF argumenta ainda que “os custos com a realização de exames de diagnóstico, em casos específicos, certamente serão compensados com a redução das complicações que as doenças acarretam no longo prazo, reduzindo gastos com medicação, tratamento e hospitalização. Sem contar na redução de abstenções à escola e ao trabalho”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio de Corumbá com maconha escondida na calcinha
Suspeita disse que levaria a droga para o marido e que ele repassaria o entorpecente para outro detento
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.