Através da assinatura do Termo de Reconhecimento, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) reconheceu oito Arranjos Produtivos Locais do Estado. Foram reconhecidos os APLs de Lácteo, de Base Florestal, de Cerâmica, de Confecção, de Apicultura, de Piscicultura, de Sucroenergético, de Artesanato e Turismo, fortalecendo dessa maneira as políticas públicas para o desenvolvimento local em diversas regiões do Estado.

O Secretário Adjunto da Secretaria de Produção do Estado (Seprotur), Paulo Engel, explica que a identificação dos APLs tem como objetivo construir um conjunto de dados sociais e econômicos padronizados dos Arranjos Produtivos Locais, a partir das informações encaminhadas pelos 27 Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs.

“Os avanços que se verifica nas atividades produtivas de Mato Grosso do Sul e no fortalecimento de suas cadeias produtivas é reconhecido pelo Governo federal. Isto deve possibilitar novos recursos para estes setores estimulando a organização e a dinamização destas atividades em nível local”, destaca Engel.

A coordenadora do Núcleo Estadual de APLs, órgão vinculado a Seprotur, Ariani Monaly Monteiro, aponta as diretrizes do plano de ação de execução do Núcleo Estadual, onde se destacam a consolidação dos comitês gestores locais nas cidades polos dos oito APLs; implementação do sistema Sigeor para monitoramento e avaliação dos PDPs; participação na 6º Conferência Nacional de APLs; e possível realização do 1º Seminário Inovar para Competir: Plano Brasil Maior – previsto para abril de 2013.

Confira a abrangência dos Arranjos conforme seus polos de produção: APL de Lácteo – Glória de Dourados e região e outro em Campo Grande e região; APL de Base Florestal – região de Ribas do Rio Pardo a Três Lagoas; região de Rio Verde de Mato Grosso, Coxim, e São Gabriel do Oeste; APL de Confecção – um em (Nova Costura) e outro em Dourados (Moda Dourada), que abrange a região de Rio Verde de Mato Grosso, Coxim, e São Gabriel do Oeste; APL de Apicultura – região do Pantanal e outro na região do Bolsão; APL de Piscicultura – região de Dourados; APL de Sucroenergético – região de Dourados; APL de Artesanato e Turismo – abrange a região da Serra da Bodoquena.