O Ministério da Educação vai financiar pesquisas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O edital para convocação de grupos de estudos interessados no tema será lançado nesta terça-feira. Serão destinados R$ 2 milhões para os projetos – R$ 250 mil para cada – e o prazo para que os resultados sejam entregues é de dois anos.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, disse que o objetivo do ministério com a medida é aprimorar os processos de avaliação conduzidos pelo Inep. “Hoje, temos pouco conteúdo sobre o assunto sendo produzido no País e esse foi um alerta feito pelos especialistas que estão trabalhando em parceria com o Inep no Enem”, afirmou.

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os estudos que avaliem o impacto e os critérios de avaliação da redação serão priorizados, mas outros aspectos do Enem podem virar temas de pesquisas. O impacto e a utilização da Teoria da Resposta ao Item (TRI), metodologia utilizada nas provas objetivas do Enem, por exemplo, são possibilidades.

O uso de testes adaptados para computadores, por exemplo, é um assunto que, segundo Costa, é do interesse do instituto. “Precisamos do apoio da academia para validar e melhorar nossos processos”, justificou.