Geral

México anuncia prisão de líder do Cartel do Golfo, um dos maiores do país

O governo do México confirmou ter capturado o líder do Cartel do Golfo, Mario Cardenas Guillen, em Altamira, no Norte do país. Ele foi capturado pela Marinha. As autoridades mexicanas estimam que dez grandes cartéis atuem no país, provocando violência e medo. Os cartéis costumam atuar no tráfico de armas, drogas e pessoas, principalmente nas […]

Arquivo Publicado em 05/09/2012, às 10h59

None

O governo do México confirmou ter capturado o líder do Cartel do Golfo, Mario Cardenas Guillen, em Altamira, no Norte do país. Ele foi capturado pela Marinha. As autoridades mexicanas estimam que dez grandes cartéis atuem no país, provocando violência e medo. Os cartéis costumam atuar no tráfico de armas, drogas e pessoas, principalmente nas regiões fronteiriças entre os Estados Unidos e o México.


O porta-voz da Marinha, José Luís Vergara, disse que os militares prenderam Guillen ontem (4). O líder é irmão de Osiel Cardenas Guillen, que comandou o cartel até ser preso, em 2003. Extraditado para os Estados Unidos em 2007, Osiel Cardenas cumpre pena de prisão de 25 anos. Em 2010, foi morto Antonio Ezequiel Cardenas Guillen, irmão dos dois capturados.


Segundo as autoridades mexicanas, o Cartel do Golfo sofreu uma ruptura e foi dividido em dois grupos. Um deles era liderado por Guillen e o outro é comandado por Jorge Eduardo Costilla, que permanece livre.

Jornal Midiamax