As comemorações tiveram início às 6h da manhã, com homenagem ao prefeito e Corrida do Facho

O desfile para a s comemorações dos 113 anos de Campo Grande atraiu milhares de pessoas na manhã deste domingo (26).

Apesar de o dia ter amanhecido com 14º C, autoridades e ao menos 15 mil pessoas, de acordo com a estimativa da Polícia Militar, começaram as atividades logo cedo.

O dia começou com um culto ecumênico, às 6h, no gabinete da esplanada Casa Engenheiro Miguel Mônaco, que fica na rua Calógeras com a avenida Mato Grosso. Participaram do culto um pastor da Igreja do 7º Dia, um representante da religião espírita e outro da igreja católica.

O casal Alen Castro e Patrícia se apresentou, cantando musicas religiosas. O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) fez um discurso muito emocionado declarando que quer aproveitar o máximo possível os quatro meses que ainda faltam de administração e agradeceu todo o secretariado.

Por volta das 6h30 Nelsinho foi homenageado. Acompanhado de diversas autoridades, o prefeito inaugurou uma placa no quadro dos prefeitos, na Esplanada dos Ferroviários.

“Estamos comemorando 113 anos de uma cidade organizada e muito planejada. Parabéns aos campo-grandenses. Quero dizer que vamos sempre melhorar o que for preciso e fazer o diferencial. Campo Grande é a gente que faz”, declarou Nelsinho.

Em seguida o prefeito e autoridades participaram de um café da manhã e logo partiram para a tradicional Corrida do Facho, que há pelo menos 40 anos abre as comemorações de aniversário da Cidade Morena.

Correram equipes da Base Aérea; 47 Batalhão de Infantaria; Comando Militar do Oeste “A”, Comando Militar do Oeste “B”; ACORP/ CASSEMS “A”; ACORP/CASSEMS “B”; Atleta do Futuro; Amigos do Godoy; Atleta do Futuro “B”; Companhia de Comando da 9ª Região Militar.

A largada foi na rua 14 de Julho com a avenida Afonso Pena. Os competidores seguiram pela Dom Aquino, 13 de Maio e 15 de Novembro. Por fim 14 de Julho até a Afonso Pena, com chegada no mesmo lugar da largada. Por conta da corrida, as ruas inclusas no percurso ficaram totalmente interditadas. A organização não informou quem foi o vencedor até o momento.

Edson Santana, 48 anos, declarou que é a primeira vez que participa da corrida. “Sou atleta há 20 anos e é a primeira vez que participo dessa corrida. É muito grande a responsabilidade de representar a cidade. Estou muito contente”, declarou.

Desfile cívico reúne comunidades, estudantes e uma diversidade de apresentações

Após a corrida, autoridades subiram ao palanque para acompanhar o desfile cívico. O primeiro grupo a se apresentar foi a Defesa Civil com homens paramentados, mostrando o trabalho desenvolvido por eles.

Em seguida a população pode acompanhar um desfile de carros antigos que trouxe para a avenida modelos como Cadillac, Limousine, Maverick e outros. Também os bairros que compõem a Orla Morena estiveram desfilando, como Planalto, Alto Sumaré. Passaram as escolas Padre José de Anchieta, Riachuelo e os amigos da Orla Morena.

O Jacaré triciclo Club veio logo em seguida. As escolas de crianças especiais Juliano Varela, Licurgo de Oliveira Bastos e APAE também desfilaram no evento.

Representantes da loja maçônica e uma banda que se apresentou para o público. De acordo com a programação, onde seis mil pessoas se apresentarão em 60 entidades diferentes, o desfile segue até as 11h. As ruas devem ficar interditas até às 12h.