Merkel e Hollande celebram aliança apesar da crise do euro
A chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês François Hollande exaltaram a amizade entre os dois países neste sábado em Ludwigsburg, antes de um almoço de trabalho para debater a crise do euro e a fusão dos grupos aeronáuticos EADS e BAE. “Viva a juventude franco-alemã, viva a juventude europeia!”, afirmou em francês a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês François Hollande exaltaram a amizade entre os dois países neste sábado em Ludwigsburg, antes de um almoço de trabalho para debater a crise do euro e a fusão dos grupos aeronáuticos EADS e BAE.
“Viva a juventude franco-alemã, viva a juventude europeia!”, afirmou em francês a chanceler alemã, após um discurso pronunciado em alemão, ante um público composto por políticos, jovens e moradores de Ludwigsburg reunidos em uma festa popular no castelo da cidade do sudoeste da Alemanha.
O presidente Hollande falou em alemão para os jovens no fim do discurso pronunciado em francês: “O papel de vocês é tornar realidade um sonho europeu e dar um futuro viva à amizade franco-alemã”.
Merkel e Hollande discursaram em um dos maiores castelos barrocos da Alemanha, no mesmo local no qual o general Charles de Gaulle fez o discurso à juventude alemã há 50 anos. “Nós, europeus, estamos unidos para nosso regozijo”, repetiu duas vezes a chanceler, aplaudida pelo público.
Ela também recordou que na época do discurso do general francês Charles de Gaulle tinha oito anos e morava na Alemanha Oriental, do outro lado do muro, que havia sido construído um ano antes. “Na ocasião, era inimaginável pensar em estar aqui”, disse. “A resposta à crise tem apenas um nome: Europa, é a Europa que vencerá a crise”, destacou o presidente francês.
Após um almoço de trabalho, que abordará temas importantes como a gestão da crise da dívida na Eurozona e a fusão das duas empresas de aeronáutica e defesa EADS e BAE, os dois concederão uma entrevista coletiva. Mas nenhuma decisão deve ser anunciada, advertiu o porta-voz do governo alemão.
Alemanha e França, primeira e segunda economias da União Europeia, respectivamente, são os dois maiores contribuintes aos fundos de ajuda para os países em dificuldades da zona do euro (com cerca de 27% e 20%, respectivamente).
Os dois países precisam de um acordo para salvar a moeda única, mas mantêm divergências: a França quer avançar rapidamente na criação de uma supervisão bancária, mas a Alemanha não tem pressa. Outro tema espinhoso é o projeto de fusão do grupo europeu EADS, fabricante do Airbus, com o britânico BAE Systems. A fusão criaria a empresa líder mundial do setor, à frente da americana Boeing.
*Com informações da AFP.
Notícias mais lidas agora
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
- Idoso morre após se engasgar com pedaço de carne no Centenário em Campo Grande
- Fotógrafo fez vítima olhar fotos com ‘reações’ a abuso sexual em estúdio de Campo Grande
- ‘Destruiu minha família’, diz filha de Belquis, morta há um ano em acidente no Centro de Campo Grande
Últimas Notícias
UFMS arrecada brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade em quatro municípios
A campanha de arrecadação acontecerá em Campo Grande, Aquidauana, Nova Andradina e Pantanal
Processo seletivo em Laguna Carapã tem oferta de 36 vagas com salários de até R$ 2,7 mil
Inscrições gratuitas devem ser feitas presencialmente na Secretaria de Educação nos dias 11 e 12 de dezembro
Bombeiros e cães terapêuticos visitam HU
Também estava presente um carrinho elétrico de bombeiro e o Homem-Aranha
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira
Sorteio será realizado às 19 horas (horário de MS) no Espaço da Sorte, em São Paulo-SP
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.