Segundo piloto que mais disputou corridas na história da Fórmula 1, Michael Schumacher fará sua 307ª e última exibição no Grande Prêmio do Brasil de 2012 e depois receberá um presente da Mercedes. De acordo com o diário alemão Bild, a equipe dará o modelo F1 W03 ao heptacampeão mundial.

O diário aponta que o carro está avaliado em cerca de 1 milhão de euros (R$ 2,6 milhões). Questionado sobre qual Mercedes escolheria para sua coleção pessoal, Schumacher respondeu que “definitivamente” o do GP de Mônaco.

Em 27 de maio de 2012, o piloto obteve em Monte Carlo a única pole position desde o retorno à F1, mas não largou na primeira posição da corrida por perder cinco posições no grid devido a um acidente com o brasileiro Bruno Senna, da Williams, ocorrido na etapa anterior, na Espanha.

Em tom bem-humorado, Schumacher admitiu que é necessário um pouco de tempo para se adaptar ao visual do carro alemão, que tem um degrau no bico para se adaptar ao regulamento técnico da categoria neste ano.

O piloto, 43 anos, conquistou o Mundial da F1 em 1994 e 1995 pela Bennetton e de 2000 a 2004 pela Ferrari. Ele se aposentou em 2006, mas voltou à categoria assinando um contrato de três temporadas com a Mercedes em 2010.

Em outubro passado, Schumacher anunciou que não tinha mais energia para seguir competindo. Ele será substituído na Mercedes pelo britânico Lewis Hamilton, atualmente na McLaren, e fará sua despedida no GP do Brasil, marcado para acontecer em 25 de novembro no Circuito de Interlagos, em São Paulo.