Mercado de Ovos passará a contar com Indicadores de Preços CEPEA
O Instituto Ovos Brasil – entidade sem fins lucrativos de atuação nacional criado com a missão de expandir os conhecimentos sobre o ovo e, ainda, representar os interesses da cadeia produtiva – assinou no dia 1º de novembro contrato que firma parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Instituto Ovos Brasil – entidade sem fins lucrativos de atuação nacional criado com a missão de expandir os conhecimentos sobre o ovo e, ainda, representar os interesses da cadeia produtiva – assinou no dia 1º de novembro contrato que firma parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, para elaboração de indicadores de preços de ovos brancos e vermelhos em diversas regiões do País. A cadeia produtiva de ovos é a 26ª a integrar o portfólio de pesquisas contínuas do Cepea. Os estudos sobre esse mercado serão conduzidos com o objetivo principal de oferecer parâmetros confiáveis de preços a todos que interagem com o sistema produtivo de ovos. Os levantamentos do Cepea já estão sendo conduzidos e a estimativa é que as primeiras divulgações sejam feitas em fevereiro do ano que vem.
Conforme o presidente do conselho diretivo do Instituto Ovos Brasil, Rogério Belzer, “o processo de formação de preços de ovos no País ainda carece de referenciais que proporcionem maior simetria de informação a todos que constituem a cadeia. Nesse sentido, o Cepea tem a contribuir, aplicando também a este setor a experiência que acumula desde 1994 na elaboração de Indicadores de Preços, de forma idônea e isenta”. O diretor executivo do Instituto, José Roberto Bottura, ressalta ainda que “havia uma necessidade latente do setor produtivo de ovos, à qual a entidade estava atenta e, agora, através desta parceria, será possível proporcionar dados confiáveis que beneficiarão a todos”.
A equipe de pesquisa está aprofundando os estudos sobre a cadeia e já tem agendada visita às principais regiões produtoras. Inicialmente, serão formulados indicadores para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em curto prazo, espera-se atingir outras regiões produtoras. São Paulo é o maior produtor, seguido de Minas Gerais. Além desses dois estados, também Rio de Janeiro está incluído já na primeira fase do trabalho, tendo em vista que é forte consumidor de ovos.
O trabalho de elaboração de preços de ovos brancos e vermelhos abrangerá, inicialmente, apenas o tipo extra, que costuma ser tomado como referência para preços dos demais tipos. Serão consultados periodicamente produtores, associações de produtores e compradores do segmento atacadista. Porém, vendas para o uso industrial não serão incluídas nos primeiros indicadores Cepea/Ovos Brasil. A princípio, o mercado contará com indicadores de preços ao produtor e no atacado – consumo in natura.
Após a reunião de dados específicos sobre os processos de produção e comercialização de ovos, a equipe Cepea iniciará a coleta diária de informações de mercado e submeterá os preços coletados a diferentes tratamentos estatísticos. O objetivo deste procedimento de praxe do Cepea é identificar os critérios de cálculo que mais adequadamente representem a realidade de cada segmento deste mercado (produtor e atacado).
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.