Medida contra valorização do real é bem-vinda, mas deve ter efeito limitado
A nova medida do governo federal para conter a valorização do real ante o dólar é positiva mas não deve surtir grande efeito, segundo Armando Castelar, pesquisador da Fundação Getulio Vargas (FGV). Decreto publicado hoje (12) no Diário Oficial da União eleva de três para cinco anos a cobrança de 6% do Imposto sobre Operações […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A nova medida do governo federal para conter a valorização do real ante o dólar é positiva mas não deve surtir grande efeito, segundo Armando Castelar, pesquisador da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Decreto publicado hoje (12) no Diário Oficial da União eleva de três para cinco anos a cobrança de 6% do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas liquidações de operações de câmbio contratadas a partir dessa data, para ingresso de recursos no país (empréstimos externos).
Com a medida, o dinheiro externo precisará ficar cinco anos no Brasil para evitar a taxação de 6% do IOF. No dia 1º, o governo já tinha elevado o prazo, de dois para três anos, depois de, em 2011, ter aumentado de um para dois anos.
“A medida, em si, de aumentar o prazo para incidência de IOF contribui, no sentido em que penaliza um pouco a entrada de capitais de prazo mais curto e em que torna a aplicação menos líquida, mas eu entendo que o efeito efetivo será pequeno. As empresas acabam entrando com esse dinheiro na forma de investimento direto ou fazendo operações que deem alguma triangulação”, disse.
Castelar também acredita que a medida surtirá pouco efeito porque “as condições de liquidez internacional ajudam a entrada de capitais [no Brasil] e colocam mais pressão no sentido de que o real se torne uma moeda mais forte”.
Segundo o pesquisador, a medida do governo reflete uma preocupação “correta” de evitar a supervalorização do real ante o dólar, já que isso prejudica as exportações brasileiras e, consequentemente, a indústria nacional.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Moraes proíbe acesso aos prontuários de mulheres que realizaram aborto
A decisão foi motivada por notícias publicadas pela imprensa sobre solicitações de acesso
Polícia é acionada em casa com cães abandonados e filhote morto no Noroeste
Cães muito magros sem comida, além de um filhote morto
Banco Central aprova pagamento de boletos por Pix
O Banco Central aprovou nesta quinta resolução que moderniza o tradicional boleto
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.