O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), do MEC (Ministério da Educação), prorrogou até 31 de dezembro o prazo para renovação dos contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) feitos entre o segundo semestre de 2010 e o segundo semestre de 2012.

A resolução foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29). Segundo o texto, os aditamentos de renovação semestral do financiamento, simplificados e não simplificados, deverão ser realizados via internet, por meio do SisFIES (Sistema Informatizado do Fies).

Como participar

O Fies é destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação. O inscrito só começa a pagar o empréstimo depois de terminar a faculdade. O prazo de quitação do financiamento é de três vezes o tempo de uso do benefício, acrescido de 12 meses. A taxa de juros é de 3,4% ao ano.

Para candidatar-se ao Fies os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas no programa, em cursos com avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ). O Fies é operacionalizado pelo FNDE.

A inscrição para o Fies pode ser feita pela internet em qualquer época do ano. Os dados do estudante são analisados por uma comissão da própria faculdade ou universidade escolhida. Atualmente, mais de 1.500 instituições de ensino superior estão credenciadas no programa.