MEC estabelece renda familiar para cadastro no Fies

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União nesta quinta-feira uma nota estabelecendo a renda familiar mensal de até 20 salários mínimos para que o estudante possa se cadastrar no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A portaria afirma que o estudante terá até 100% do financiamento quando o percentual de comprometimento da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União nesta quinta-feira uma nota estabelecendo a renda familiar mensal de até 20 salários mínimos para que o estudante possa se cadastrar no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A portaria afirma que o estudante terá até 100% do financiamento quando o percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com encargos educacionais for igual ou superior a 60%, sendo esta renda de até 10 salários mínimos. O aluno que tiver 40% como percentual total de comprometimento da renda familiar per capita, terá até 75% dos encargos educacionais cobrados por parte da Instituição de Educação Superior (IES). O financiamento de 50% será para os estudantes que tenham comprometimento da renda familiar per capita igual ou superior a 20% e inferior a 40%, não podendo a renda mensal bruta exceder 20 salários mínimos.

Na última segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff afirmou que mais de 140 mil estudantes contrataram o Fies em 2012. . “Isso significa que vamos atingir quase o mesmo número de contratos, em quatro meses, do que tudo que fizemos no ano passado”, disse.

O aluno inscrito no programa tem um prazo equivalente a três vezes a duração do curso e mais 12 meses para pagar o financiamento. Outra novidade é que o estudante de baixa renda pode contar com o Fundo Garantidor, que permite a assinatura do contrato sem a necessidade de fiador.

A inscrição para o Fies pode ser feita pela internet em qualquer época do ano. Os dados do estudante são analisados por uma comissão da própria faculdade ou universidade escolhida. Atualmente, mais de 1,5 mil instituições de ensino superior estão credenciadas no programa.

Conteúdos relacionados