Geral

Mato Grosso do Sul tem 26% de moradores vindos de outros Estados

A pesquisa faz o balanço de todo o Estado, com dados, sobre mercado de trabalho, migração, educação e comportamento

Arquivo Publicado em 27/04/2012, às 22h15

None

A pesquisa faz o balanço de todo o Estado, com dados, sobre mercado de trabalho, migração, educação e comportamento

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou novos dados da pesquisa realizada pelo Censo 2010. O estudo aponta que da população de 2,4 milhões de sul-mato-grossenses, 26% ou cerca de 620 mil pessoas, são naturais de outros Estados. Na Capital residem 193 mil desse total. Os resultados mostram ainda que Chapadão do Sul é o município com maiores proporções de pessoas de fora do Estado, com 55%. Em segundo lugar estão Sonora, Mundo Novo e Novo Horizonte do Sul com 51%. Já as cidades com menos “forasteiros” são Antônio João com 5,83%, Caracol com 6,51% e Porto Murtinho com 7,87% da população local.

O pedreiro Cícero Alves de Araújo, 63, vindo do Estado do Ceará, declarou que veio para Mato Grosso do Sul com 19 anos de idade. “Minha esposa é de São José do Rio Preto, em São Paulo. Viemos pra cá há mais de 40 anos e não pensamos em ir embora tão cedo”, afirmou Cícero. O turismólogo mineiro, João Carlos Nogueira e Silva,42, disse que veio para Mato Grosso do Sul, em novembro de 2011, pois seus pais moram no Estado. “Eu morei algum tempo fora do país e recentemente estava no Japão. Como meus pais moram aqui, vim por tempo indeterminado e já estou trabalhando”, ressaltou.

Já paulista de Araçatuba, Camila Cacciatori, 22, mora na Capital há 22 anos e conhece muitas pessoas que também não nasceram aqui. “Eu moro desde que tenho um ano de idade. Vivo viajando para minha cidade natal e conheço muitas pessoas que também são de fora”, concluiu.

O censo é o mais completo trabalho estatístico realizado por um país. As pesquisas foram realizadas em julho do ano passado, em todo o território nacional. O relatório informa ainda que ao longo de 2012 o IBGE prossegue com a divulgação de mais informações.

Jornal Midiamax