Mato Grosso do Sul entra na lista dos estados livres de fumódromos
Mato Grosso do Sul entrou na lista dos estados livres de fumódromos. Foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (4), a Lei 4.256, de autoria da deputada Dione Hashioka (PSDB), que proíbe no Estado a existência de locais destinados exclusivamente aos fumantes. Atualmente, sete estados fazem parte do grupo que já conta com a lei […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mato Grosso do Sul entrou na lista dos estados livres de fumódromos. Foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (4), a Lei 4.256, de autoria da deputada Dione Hashioka (PSDB), que proíbe no Estado a existência de locais destinados exclusivamente aos fumantes.
Atualmente, sete estados fazem parte do grupo que já conta com a lei antifumo: Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Roraima, Paraíba e Paraná. “A nossa maior preocupação ao criar a medida foi principalmente com os males causados pelo cigarro para quem fuma ou fica em contato com a fumaça. Com a exclusão dos fumódromos, esperamos que as pessoas passem a adotar um estilo de vida mais saudável. É uma questão de perceberem que o cigarro não faz mal só para quem fuma, mas para outros que são obrigados a conviver com isso”, afirma Dione.
O tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares como hipertensão, infarto, angina e derrame. Ele é responsável por mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga e pelas doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e enfisema pulmonar.
A fumaça do cigarro é a principal forma de contágio. Ela possui 4.720 substâncias tóxicas diferentes, incluindo a nicotina, que é a causadora do vício e é cancerígena. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já registrou uma discreta redução de fumantes entre 2010 e 2011 e passou de 15,1% para 14,8%. Em 2006, o País tinha 16,2% de fumantes.
Para o ministro da Saúde Alexandre Padilha, medidas como a proibição dos fumódromos, o aumento de preços do cigarro e a proibição do uso de aditivos devem, juntas, ter um impacto significativo na redução do tabagismo nos próximos anos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semáforos da Afonso Pena e Joaquim Murtinho estão fora de funcionamento
Uma equipe da Energisa está na Joaquim Murtinho
Com Natal batendo à porta, ceias prontas podem ser solução na correria de fim de ano em Campo Grande
Padarias, restaurantes e até supermercados vendem ceias prontas. Entre as opções, estão a ceia na caixa e a lowcarb
Jorge e Mateus excluem MS da turnê de despedida e dupla poderá sair de cena sem se apresentar no Estado
Dupla Jorge e Mateus divulgou lista de shows da última turnê antes da pausa na carreira e MS ficou de fora, para a decepção dos fãs
Com venda de quadrinhos, jogos e troca de figurinhas, evento reúne público geek em Campo Grande
Super-Feira da Banca Modular é especial de Natal, com opções para fãs de cultura nerd
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.