O brasileiro Felipe Massa ficou quase dois anos sem subir ao pódio em uma prova da Fórmula 1, mas encerrou o jejum na madrugada deste domingo. Ele foi o segundo colocado do Grande Prêmio do Japão de Suzuka, que acabou vencido pelo alemão Sebastian Vettel, da Red Bull.

Massa não ficava entre os três primeiros colocados desde o Grande Prêmio da de 2010, no dia 24 de outubro daquele ano. Foram 35 corridas sem subir ao pódio até este domingo.

O piloto da não era cotado entre os favoritos para brigar pelas primeiras colocações no Japão por largar apenas do décimo lugar. Com ótima largada e acidentes ainda na primeira curva da corrida, no entanto, o deixaram no quarto posto, atrás apenas de Vettel, Jenson Button e Kamui Kobayashi.

Mantendo ritmo rápido na pista, Massa ganhou as posições do britânico e do japonês quando realizou sua primeira parada para troca de pneus e não foi mais ameaçado durante a prova. Kobayashi fez a festa da torcida local e completou o pódio, obtendo o melhor resultado de sua carreira.

O pódio obtido em Suzuka foi muito importante para o futuro do piloto brasileiro na Fórmula 1. Com o contrato encerrando no fim desta temporada, Felipe Massa buscava um resultado expressivo para impressionar a Ferrari e aumentar suas chances de renovar com a escuderia italiana para 2013.