Eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa (entre 2006 e 2010), a atacante Marta foi novamente indicada à Bola de Ouro, segundo lista divulgada nesta quinta-feira pela entidade que comanda o futebol. Os indicados masculinos serão divulgados na próxima segunda-feira.

Se Marta é a única brasileira da lista, os Estados Unidos têm nada menos do que quatro representantes entre as indicadas: Alex Morgan, Megan Rapinoe, Carli Lloyd e Abby Wambach. O Japão aparece com três nomes: Homare Sawa (vencedora do prêmio no ano passado), Aya Miyama e Miho Fukumoto. A francesa Camille Abily e a canadense Christine Sinclair completam a lista.

Das 10 indicadas, as três finalistas serão eleitas pelos técnicos e capitães de seleções nacionais e por jornalistas selecionados pela revista France Football, uma das promotoras da premiação ao lado da Fifa.

Além dos cinco títulos conquistados, Marta também ficou em segundo lugar no ano passado, mas em 2012 está à sombra de algumas concorrentes. Pela primeira vez desde 2005, a brasileira passou em branco e não conquistou nenhum título neste ano. Com a seleção brasileira, a grande decepção foi na Olimpíada de Londres, quando o time fez uma primeira fase irregular e caiu nas quartas de final diante do Japão (2 a 0). Com o Tyreso, ela ainda pode ser campeã sueca, mas o time está a cinco pontos do líder Malmö no Nacional e restam apenas duas rodadas para o final da competição.

Também nesta quinta-feira, a Fifa divulgou os 10 indicados ao prêmio de melhor técnico de time feminino. Destaque para Pia Sundhage, sueca que conduziu a seleção americana ao título olímpico em Londres, Steve Swanson, campeão do Mundial sub-20 com a seleção dos Estados Unidos,e Patrice Lair, campeão da Liga dos Campeões da Europa com o Lyon.

Os finalistas de todas as categorias (melhor jogadora, melhor jogador, melhor técnico de time feminino, melhor técnico de time masculino, Prêmio Puskas de gol mais bonito e seleção do ano da FIFpro) serão anunciados no dia 29 de novembro, durante evento em São Paulo. A entrega dos prêmios acontecerá no ano que vem, em 7 de janeiro, em Zurique.