Maria da Penha ministrará palestra em Nova Andradina
Nova Andradina irá realizar a Campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, como acontece anualmente, com atividades visando o fortalecimento da mulher. A Campanha é uma realização do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher, contando com importantes parceiros, como a Secretaria Municipal de Saúde, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nova Andradina irá realizar a Campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, como acontece anualmente, com atividades visando o fortalecimento da mulher.
A Campanha é uma realização do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher, contando com importantes parceiros, como a Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar, Poder Judiciário, Corpo de Bombeiros, Delegacia de Atendimento à Mulher, Rotary Club Centenário, entre outros.
A programação será iniciada no dia 26 de novembro, com entrevista na rádio local para divulgação da campanha, e encerra-se no dia 08 de dezembro, com palestra a ser realizada no Bairro Laranjal, sobre a importância da Rede de Atendimento.
O momento mais aguardado é a presença de Maria da Penha Maia Fernandes, que é um símbolo contra a violência doméstica e dá nome à lei federal nº 11.340, sancionada em 2006 para combater os crimes de violência doméstica, com condenação e pena para os agressores.
A abertura da campanha, com o Laço Branco, quando todos os homens recebem simbolicamente o laço branco para manifestar que são contra a violência contra as mulheres, haverá também uma palestra com Maria da Penha. O evento será realizado no dia 28 de novembro, às 19h30, na Câmara Municipal de Nova Andradina. “Maria da Penha é história viva e um símbolo do combate à violência, e acredito que a sua presença será de fundamental importância para o trabalho que desenvolvemos em Nova Andradina”, destacou a secretária de Políticas para a Mulher, Jozeli Chulli.
Entre tantas conquistas, o município de Nova Andradina sempre foi exemplo para os demais no Estado na questão das políticas públicas para a mulher. Em 2006, foi criada a Coordenadoria da Mulher, com um Centro de Atendimento, e hoje, seis anos depois, Nova Andradina possui a primeira Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher criada no Estado de Mato Grosso do Sul, pelo prefeito Gilberto Garcia, no dia 08 de março de 2012 (Dia Internacional da Mulher), dando andamento aos trabalhos e realizando atendimento em rede para todas as mulheres vítimas de violência que procuram o Centro de Atendimento à Mulher (CAM) Nova Vida. “São muitas conquistas, graças ao apoio incondicional que recebemos do prefeito Gilberto Garcia, pudemos realizar em todos estes anos muitas ações e atividades para fortalecimento das mulheres”, explica Jozeli.
Com seis anos de funcionamento, o CAM possui 461 cadastros, sendo 167 novos casos de registro de violência. A secretária Jozeli Chulli atribui o aumento de 201 casos em 2009, para este número atual devido ao trabalho que vem sendo desenvolvido em conjunto com a Polícia Militar, que encaminha todos os registros de violência doméstica para a secretaria. “Só não recebe atendimento a mulher que não quiser. Estamos prontos a atender todos os casos, com todo suporte necessário para romper este ciclo de violência”, afirma Jozeli.
Fazendo parte da Campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, será realizado no dia 29 de novembro, a partir das 08 horas, uma caminhada pela Avenida Moura Andrade, também lembrando o Dia Mundial de Luta contra a Aids.
No dia 05 de dezembro, será realizada a entrega da premiação das redações do 2º Concurso de Redações com tema violência contra a mulher, realizado em parceria com o Rotary Club Centenário, na Câmara Municipal de Nova Andradina, às 19h30.
E entre os dias 14 a 23 de dezembro, será realizada mais uma edição da Feira Mulheres de Atitude, com sugestões de presentes para o final de ano, e Praça de Alimentação. A feira acontece na Praça Brasil, com início às 19h30, reunindo sempre um grande público. “Esperamos que todas as pessoas interessadas possam prestigiar a nossa programação de final de ano, preparada para as famílias”, finalizou Jozeli.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.