Maria da Penha estará em Nova Andradina dia 28
Nova Andradina irá realizar a Campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, como acontece anualmente, com atividades visando o fortalecimento da mulher. A Campanha é uma realização do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher, contando com importantes parceiros, como a Secretaria Municipal de Saúde, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nova Andradina irá realizar a Campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, como acontece anualmente, com atividades visando o fortalecimento da mulher.
A Campanha é uma realização do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher, contando com importantes parceiros, como a Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar, Poder Judiciário, Corpo de Bombeiros, Delegacia de Atendimento à Mulher, Rotary Club Centenário, entre outros.
A programação será iniciada no dia 26 de novembro, com entrevista na rádio local para divulgação da campanha, e encerra-se no dia 08 de dezembro, com palestra a ser realizada no Bairro Laranjal, sobre a importância da Rede de Atendimento.
O momento mais aguardado é a presença de Maria da Penha Maia Fernandes, que é um símbolo contra a violência doméstica e dá nome à lei federal nº 11.340, sancionada em 2006 para combater os crimes de violência doméstica, com condenação e pena para os agressores.
A abertura da campanha, com o Laço Branco, quando todos os homens recebem simbolicamente o laço branco para manifestar que são contra a violência contra as mulheres, haverá também uma palestra com Maria da Penha. O evento será realizado no dia 28 de novembro, às 19h30, na Câmara Municipal de Nova Andradina. “Maria da Penha é história viva e um símbolo do combate à violência, e acredito que a sua presença será de fundamental importância para o trabalho que desenvolvemos em Nova Andradina”, destacou a secretária de Políticas para a Mulher, Jozeli Chulli.
Entre tantas conquistas, o município de Nova Andradina sempre foi exemplo para os demais no Estado na questão das políticas públicas para a mulher. Em 2006, foi criada a Coordenadoria da Mulher, com um Centro de Atendimento, e hoje, seis anos depois, Nova Andradina possui a primeira Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher criada no Estado de Mato Grosso do Sul, pelo prefeito Gilberto Garcia, no dia 08 de março de 2012 (Dia Internacional da Mulher), dando andamento aos trabalhos e realizando atendimento em rede para todas as mulheres vítimas de violência que procuram o Centro de Atendimento à Mulher (CAM) Nova Vida. “São muitas conquistas, graças ao apoio incondicional que recebemos do prefeito Gilberto Garcia, pudemos realizar em todos estes anos muitas ações e atividades para fortalecimento das mulheres”, explica Jozeli.
Com seis anos de funcionamento, o CAM possui 461 cadastros, sendo 167 novos casos de registro de violência. A secretária Jozeli Chulli atribui o aumento de 201 casos em 2009, para este número atual devido ao trabalho que vem sendo desenvolvido em conjunto com a Polícia Militar, que encaminha todos os registros de violência doméstica para a secretaria. “Só não recebe atendimento a mulher que não quiser. Estamos prontos a atender todos os casos, com todo suporte necessário para romper este ciclo de violência”, afirma Jozeli.
Fazendo parte da Campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, será realizado no dia 29 de novembro, a partir das 08 horas, uma caminhada pela Avenida Moura Andrade, também lembrando o Dia Mundial de Luta contra a Aids.
No dia 05 de dezembro, será realizada a entrega da premiação das redações do 2º Concurso de Redações com tema violência contra a mulher, realizado em parceria com o Rotary Club Centenário, na Câmara Municipal de Nova Andradina, às 19h30.
E entre os dias 14 a 23 de dezembro, será realizada mais uma edição da Feira Mulheres de Atitude, com sugestões de presentes para o final de ano, e Praça de Alimentação. A feira acontece na Praça Brasil, com início às 19h30, reunindo sempre um grande público. “Esperamos que todas as pessoas interessadas possam prestigiar a nossa programação de final de ano, preparada para as famílias”, finalizou Jozeli.
Notícias mais lidas agora
- ‘Pó de Serra’: Quadrilha que usa MS como rota para cocaína do Paraguai é alvo da PF
- Dia do Pantanal: ‘Reconstrução’ do bioma passa por punição de quem ateou ou se aproveitou de incêndios
- Olho roxo, feridas nas mãos e pés: Mãe é levada para a delegacia por maus-tratos a menino em Campo Grande
- União deposita R$ 27,8 mi e fazendeiros deixam terras indígenas em MS dia 26 de novembro
Últimas Notícias
Defesa e Fazenda fecharão proposta de corte de gastos nesta quarta
O encontro ocorrerá pela manhã, no Ministério da Defesa
Pesquisa da CNI aponta queda na confiança dos empresários industriais
Registrou um recuo de 0,6 ponto na passagem de outubro para novembro
Faccionado acusado por execução de dois que tiveram corpos carbonizados é preso
Cristiago era responsável pela remessa da droga ser enviada a São Paulo
Alesp aprova projeto que proíbe uso celular nas escolas
O projeto segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.