Márcia Moura participa de lançamento de livro histórico da região de MS

A Prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura (PMDB), participou, na noite da última quarta-feira (6) na Biblioteca Municipal, do lançamento do livro “Nos Trilhos da Memória – Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e o Surgimento das Cidades em Mato Grosso do Sul” da escritora Arlinda Montalvão de Oliveira. A edição do livro é uma […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura (PMDB), participou, na noite da última quarta-feira (6) na Biblioteca Municipal, do lançamento do livro “Nos Trilhos da Memória – Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e o Surgimento das Cidades em Mato Grosso do Sul” da escritora Arlinda Montalvão de Oliveira.

A edição do livro é uma realização da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul em parceria com a Administração Municipal. Já a obra é resultado de um trabalho de pesquisa, realizado para fins académicos, e analisa a trajetória e decadência da extinta Rede Ferroviária Federal do Brasil S.A.

Em meio à exposição de fotos e objetos que retratam a história da Cidade, a autora agradeceu: “quero agradecer a Márcia, por me apoiar desde que era Secretária de Educação. Sinta-se parte disto. Este livro tem o objetivo de despertar nas pessoas amor pela cultura desta estrada de ferro”, disse emocionada.

Para o presidente do Fundo de Investimentos a Cultura (Fic) do Estado, Edilson Astec, o Governo de Estado investe muito em literatura: “ainda mais com registro histórico. E, a Administração Municipal é uma parceira incondicional da cultura”.

A professora orientadora do projeto, Edna Aranha, contou que o trabalho durou dois anos, e teve muito empenho: “agradeço a Prefeitura a oportunidade e incentivo na publicação deste trabalho, que é de qualidade”.

Já a diretora Municipal de Cultura, Vickie Vituri, disse que “Márcia impulsiona o trabalho pela cultura local”.

“Se nós fazemos, contamos sempre com o apoio do Governo do Estado” contou a prefeita Márcia Moura, e completou: “a história da Estrada de Ferro faz parte de nossas vidas. E ninguém melhor que a UFMS para registrar esses fatos. Parabéns Edna, pois eu sei a importância do orientador na defesa e argumentação científica. E, Arlinda, saiba que você terá o apoio da Administração para o seu doutorado. Trabalhamos para que nossos professores tenham esse direito: a valorização do trabalho, a valorização do professor”.

O LIVRO

“O livro mostra o avanço da Estrada de Ferro e sua territorialidade em Mato Grosso do Sul. As relações entre homem, tempo e território, atividades econômicas, condições habitacionais dos moradores, a infraestrutura local e o cotidiano dos ferroviários nos municípios de Três Lagoas, Água Clara e Ribas do Rio Pardo”, explica Arlinda.

Em cada capítulo, o leitor terá acesso a mapas, plantas, quadros e fotos. Tendo acesso às construções e arquitetura das edificações dos núcleos ferroviários para a compreensão das relações sociais.

“Foi possível identificar e apontar mecanismos de defesa do patrimônio, que viabilize a inserção das antigas Esplanadas da NOB no roteiro turístico dos municípios estudados, além de constituírem locais de pesquisa pela riqueza e sua importância no contexto arquitetônico, histórico e sociocultural”, finalizou a escritora.

Conteúdos relacionados