Márcia Moura participa de lançamento de livro histórico da região de MS
A Prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura (PMDB), participou, na noite da última quarta-feira (6) na Biblioteca Municipal, do lançamento do livro “Nos Trilhos da Memória – Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e o Surgimento das Cidades em Mato Grosso do Sul” da escritora Arlinda Montalvão de Oliveira. A edição do livro é uma […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura (PMDB), participou, na noite da última quarta-feira (6) na Biblioteca Municipal, do lançamento do livro “Nos Trilhos da Memória – Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e o Surgimento das Cidades em Mato Grosso do Sul” da escritora Arlinda Montalvão de Oliveira.
A edição do livro é uma realização da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul em parceria com a Administração Municipal. Já a obra é resultado de um trabalho de pesquisa, realizado para fins académicos, e analisa a trajetória e decadência da extinta Rede Ferroviária Federal do Brasil S.A.
Em meio à exposição de fotos e objetos que retratam a história da Cidade, a autora agradeceu: “quero agradecer a Márcia, por me apoiar desde que era Secretária de Educação. Sinta-se parte disto. Este livro tem o objetivo de despertar nas pessoas amor pela cultura desta estrada de ferro”, disse emocionada.
Para o presidente do Fundo de Investimentos a Cultura (Fic) do Estado, Edilson Astec, o Governo de Estado investe muito em literatura: “ainda mais com registro histórico. E, a Administração Municipal é uma parceira incondicional da cultura”.
A professora orientadora do projeto, Edna Aranha, contou que o trabalho durou dois anos, e teve muito empenho: “agradeço a Prefeitura a oportunidade e incentivo na publicação deste trabalho, que é de qualidade”.
Já a diretora Municipal de Cultura, Vickie Vituri, disse que “Márcia impulsiona o trabalho pela cultura local”.
“Se nós fazemos, contamos sempre com o apoio do Governo do Estado” contou a prefeita Márcia Moura, e completou: “a história da Estrada de Ferro faz parte de nossas vidas. E ninguém melhor que a UFMS para registrar esses fatos. Parabéns Edna, pois eu sei a importância do orientador na defesa e argumentação científica. E, Arlinda, saiba que você terá o apoio da Administração para o seu doutorado. Trabalhamos para que nossos professores tenham esse direito: a valorização do trabalho, a valorização do professor”.
O LIVRO
“O livro mostra o avanço da Estrada de Ferro e sua territorialidade em Mato Grosso do Sul. As relações entre homem, tempo e território, atividades econômicas, condições habitacionais dos moradores, a infraestrutura local e o cotidiano dos ferroviários nos municípios de Três Lagoas, Água Clara e Ribas do Rio Pardo”, explica Arlinda.
Em cada capítulo, o leitor terá acesso a mapas, plantas, quadros e fotos. Tendo acesso às construções e arquitetura das edificações dos núcleos ferroviários para a compreensão das relações sociais.
“Foi possível identificar e apontar mecanismos de defesa do patrimônio, que viabilize a inserção das antigas Esplanadas da NOB no roteiro turístico dos municípios estudados, além de constituírem locais de pesquisa pela riqueza e sua importância no contexto arquitetônico, histórico e sociocultural”, finalizou a escritora.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.