Geral

Marcha das Vadias acontece no sábado em Campo Grande

A Marcha das Vadias (em inglês: slutwalk) iniciou-se em Toronto no Canadá e desde então tornou-se um movimento internacional realizado por diversas pessoas em todo o mundo. Em janeiro de 2011, ocorreram diversos casos de abuso sexual em mulheres na Universidade de Toronto. Um policial argumentou que as estudantes deveriam evitar se vestir como vagabundas […]

Arquivo Publicado em 07/03/2012, às 10h20

None

A Marcha das Vadias (em inglês: slutwalk) iniciou-se em Toronto no Canadá e desde então tornou-se um movimento internacional realizado por diversas pessoas em todo o mundo.

Em janeiro de 2011, ocorreram diversos casos de abuso sexual em mulheres na Universidade de Toronto. Um policial argumentou que as estudantes deveriam evitar se vestir como vagabundas (daí vem o termo sluts) para não se tornarem alvo fácil de estupros. O primeiro protesto levou 3000 pessoas às ruas de Toronto, espalhando-se a manifestação para Los Angeles e Chicago, Buenos Aires e Amsterdã, dentre outros.

No Brasil já ocorreu em São Paulo, Recife, Fortaleza, Salvador, Natal, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, entre outras.

Em Campo Grande acontece no próximo sábado, dia 10 de março, a partir das 08h30.

A concentração será na Praça do Rádio Clube, com confecção de cartazes, pinturas corporais, performances teatrais e o encerramento, previsto para as 11h00, será na Rua Barão do Rio Branco com 14 de Julho com apresentações musicais.

No Brasil, a marcha também chama atenção para o número de estupros ocorridos no país. Por ano, cerca de 15 mil mulheres são estupradas, segundo levantamentos com base em Boletins de Ocorrência registrados em delegacias. No entanto, milhares de outras mulheres sofrem este tipo de violência e principalmente por vergonha, não registram B.O. ou denunciam os autores.

Em Campo Grande, no ano de 2011, foram registradas 281 ocorrências de estupros, segundo dados publicados pela SEJUSP.

Jornal Midiamax