Cirurgiã dentista, a deputada estadual Mara Caseiro () ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (25) para homenagear seus colegas de profissão pelo Dia do Dentista, comemorado hoje no Brasil.

Ao falar um pouco da história da profissão, a deputada lembrou que os índios já realizavam tratamentos dentários na época em que o Brasil foi descoberto. Eles preenchiam as cavidades dentárias com resina de jatobá aquecida, que cauterizava a poupa do dente e funcionava como uma obturação quando o material endurecia.

A atividade foi reconhecida como profissão no dia 9 de novembro de 1629 como exercício de arte dentária. Nesses 383 anos, muito se avançou, na opinião da parlamentar.

“Não importa se somos chamados de dentistas, odontólogos ou cirurgiões dentistas, o que importa é que contribuimos para a saúde das pessoas de maneira relevante, sem contar com a parte estética. Além disso, não ajudamos apenas a tornar os sorrisos bonitos, a odontologia auxilia os pacientes também na parte funcional, como a digestão, que começa lá na mastigação”, detalhou.

Para Mara Caseiro, os avanços na profissão são evidentes. Se antes era necessário o uso de próteses móveis, o que acabava danificando os outros dentes, hoje a implantodontia substituiu os dentes perdidos de maneira muito mais eficaz.

“Parabéns a estes brilhantes profissionais, que trabalham com seriedade, comprometimento e respeito a seus pacientes, sempre buscando atualização para oferecer o que há de mais moderno”, concluiu.