Geral

Manoel de Barros ganha prêmio da Academia Brasileira de Letras

Manoel de Barros ganha prêmio da Academia Brasileira de LetrasNa última quinta-feira (19), a Academia Brasileira de Letras comemorou seus 115 anos de fundação no Salão Nobre do Petit Trianon, no Rio de Janeiro, e realizou a entrega dos Prêmios Literários de 2012, para obras publicadas em 2011.  E neste ano, o poeta Manoel de […]

Arquivo Publicado em 21/07/2012, às 13h41

None

Manoel de Barros ganha prêmio da Academia Brasileira de LetrasNa última quinta-feira (19), a Academia Brasileira de Letras comemorou seus 115 anos de fundação no Salão Nobre do Petit Trianon, no Rio de Janeiro, e realizou a entrega dos Prêmios Literários de 2012, para obras publicadas em 2011.

E neste ano, o poeta Manoel de Barros foi premiado na categoria Poesias, pela obra “Escritos em verbal de ave”. Quem representou o poeta, na premiação, foi sua filha Martha Barros, que revela estar emocionada com mais esta conquista do pai. “Ficamos felizes, pois é muito importante receber um prêmio como este da Academia Brasileira de Letras. Ver o trabalho do meu pai ser reconhecido sempre é gratificante”.


O vencedor do “Prêmio Machado de Assis” (conjunto da obra), a mais importante premiação literária brasileira, concedida desde 1941, foi o curitibano Dalton Trevisan, um dos mais destacados contistas brasileiros.  Os demais vencedores dos Prêmios ABL de 2012 foram: na categoria Ficção – Alberto Mussa, pelo livro O senhor do lado esquerdo; Ensaio e Crítica Literária – Ricardo Leão: Os atenienses: a invenção do cânone nacional; Tradução – Rubens Figueiredo: pela tradução de Guerra e Paz, de Tolstói; História e Ciências Sociais – Caio César Boschi: Exercícios de pesquisa histórica; Literatura Infantojuvenil – Marisa Lajolo: O poeta do exílio; e Cinema – Marcelo Rubens Paiva: roteiro do filme Malu de bicicleta.

Jornal Midiamax