A Aliança Mundial dos Oceanos, uma coalizão multissetorial que trabalha por oceanos saudáveis e produtivos, recebeu o apoio de 83 países, empresas e organizações para uma declaração apresentada na Rio+20, informou neste sábado o Banco Mundial (BM).

A Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável dedica parte da programação deste sábado à discussão sobre os oceanos, com uma série de conferências para promover reflexões sobre os mares e os compromissos que devem ser adotados para evitar a deterioração desta fonte de vida e manter sua produtividade.

Esses compromissos se refletem na “Declaração dos oceanos saudáveis e produtivos para ajudar a reduzir a pobreza”, que na Rio+20 recebeu o apoio de diversas entidades, entre elas algumas das maiores empresas de compra de produtos marítimos do mundo, com negócios superiores a US$ 6 bilhões anuais.

Entre essas companhias figuram Costco, Darden Restaurants, Gorton”s Inc., High Liner Foods Inc., Icelandic Group, Sanford Ltd. e Royal Caribbean Cruises.

A vice-presidente de Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial, Rachel Kyte, disse que o acordo inclui “metas concretas” que poderão ser aplicadas coletivamente graças às contribuições realizadas pelos países signatários.

“Temos vontade de agir diga o que disser o documento final da conferência. Por isso, assinamos este acordo, porque simplesmente não podemos esperar mais”, afirmou Kyte em entrevista coletiva na Rio+20.

Os países que manifestaram apoio à aliança são Austrália, Islândia, Mônaco, Nova Zelândia, Noruega, Coreia do Sul, Fiji, Jamaica, Kiribati, Palau, Samoa e Seychelles, além da agência dos Estados Unidos para o desenvolvimento Usaid.

A Aliança Mundial dos Oceanos foi lançada em fevereiro passado pelo presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, na Cúpula Mundial dos Oceanos realizada em Cingapura. “Todo mundo pode ver o valor de fazer parte de uma associação que tem como objetivo reverter a decadência de nossos oceanos”, acrescentou Kyte.

Segundo os promotores dessas iniciativas, a situação dos oceanos está “gravemente ameaçada” pela poluição, exploração não sustentável de seus recursos, destruição do habitat marinho, acidificação da água e mudança climática.