Maioria dos brasileiros quer reeleição de Obama
Uma pesquisa internacional feita à pedido da BBC revelou que 65% dos brasileiros preferem a reeleição do presidente americano Barack Obama à chegada do ex-governador de Massachusetts Mitt Romney à Presidência dos Estados Unidos. A preferência brasileira por Obama segue uma tendência mundial. O democrata é apontado como a melhor escolha para a Casa Branca […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma pesquisa internacional feita à pedido da BBC revelou que 65% dos brasileiros preferem a reeleição do presidente americano Barack Obama à chegada do ex-governador de Massachusetts Mitt Romney à Presidência dos Estados Unidos. A preferência brasileira por Obama segue uma tendência mundial. O democrata é apontado como a melhor escolha para a Casa Branca em 20 dos 21 países pesquisados.
O levantamento não inclui os EUA. A pesquisa foi realizada com mais de 21 mil pessoas entre julho e setembro deste ano pelo instituto GlobeScan/PIPA. O resultado mostrou que 50% do total de entrevistados torcem por Obama. Os favoráveis a Romney somam 9% e os demais declararam não ter nenhuma preferência. Os resultados contrastam com as pesquisas de opinião internas dos EUA, que mostram os candidatos praticamente empatados. O país onde Obama atingiu o maior índice de popularidade foi a França (72%).
A Austrália obteve a segunda maior taxa de aceitação (67%), seguida por Canadá e Nigéria (ambos com 66%). Assim como no Brasil, na Grã-Bretanha e no Panamá o democrata é preferido por 65% dos entrevistados. Romney vence apenas no Paquistão, onde foi citado por 14% dos entrevistados. Obama foi lembrado por 11% da população. A pesquisa tem margem de erro de quatro pontos percentuais. Simpatia O democrata é o preferido da maioria dos brasileiros devido à política internacional mais pacifista, segundo Fabián Echegaray, diretor da Market Analysis – empresa responsável pela pesquisa no Brasil. “O brasileiro é sensível aos temas da violência e do crime.
A questão da guerra se relaciona com isso. O governo de Obama teve uma experiência bélica e militar menor, em contraste com a administração anterior (de George W. Bush)”, disse ele à BBC Brasil. Contribuíram para isso, segundo Echegaray, a retirada das tropas do Iraque e a redução da escalada militarista americana. Segundo a pesquisa, o índice de aprovação do democrata subiu entre os brasileiros em quatro anos – de 51% em 2008, segundo pesquisa semelhante realizada na época pela BBC, para os atuais 65%. “Em 2008, Obama era um desconhecido.
Ao longo dos anos, na ótica do público, ele foi se comprovando mais pacifista e menos intervencionista”, afirmou. Echegaray disse ainda que Obama atrai mais a simpatia do público brasileiro do que Romney por causa de sua aparência física. Segundo ele, assim como ocorreu na eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a população tem mais facilidade para identificar Obama como um membro do povo do que Romney. “Os brasileiros veem Obama como pardo e isso gera maior identificação. Romney, caucasiano, é visto como o americano branco”, disse.
Popularidade Assim como ocorreu no Brasil, a popularidade de Obama subiu em diversos países em relação a 2008. Em sete dos 15 países pesquisados tanto em 2008 quanto 2012, o índice de aprovação de Obama subiu. São eles: França, Brasil, Grã-Bretanha, Panamá, Indonésia, Índia e Turquia. A popularidade do democrata caiu no Quênia – terra natal de seu pai – e também no México, na Polônia e na China. O índice permaneceu o mesmo na Austrália, Canadá, Nigéria e Alemanha.
Notícias mais lidas agora
- Christian nega agressão que matou Sophia durante banho: ‘Stephanie que deu banho nela’
- ‘Ela não matou’: Defesa vai tentar absolvição de mãe de Sophia pela morte da menina
- Jovem desaparece em Campo Grande e mãe recebe ligação de possível sequestro: ‘Quer que mate ela?’
- Mãe de Sophia chora ao tentar desmentir sogra e amigos de Christian por acusações de agressão e uso de drogas
Últimas Notícias
Depoimento de mais de 1 hora termina com Christian chorando: ‘Não tive tempo de me despedir de Sophia’
Christian contou que quando viu Sophia passando mal fez massagem cardíaca nela
Populares agridem suspeito de tentar abusar sexualmente de crianças em Dourados
Homem também é suspeito de importunar sexualmente mulheres em um condomínio
‘É tarde para coalizão’: Beto Avelar diz que PP terá chapa própria para concorrer à presidência da Câmara
Com eleição da Mesa Diretora marcada para a acontecer no dia 1º de janeiro, os vereadores ainda pleiteiam chapa para concorrer à presidência da Casa. Líder da prefeita Adriane Lopes (PP) na Câmara Municipal, vereador Beto Avelar (PP) disse que o Progressistas manterá chapa própria e que ‘é tarde’ para coalizão. Ao Midiamax, o vereador…
Vencedor da Mega-Sena morre 25 dias após faturar R$ 201 milhões em Mato Grosso
Antônio Lopes, de 73 anos, sofreu um mal súbito na última quarta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.