Para o técnico Vanderlei Luxemburgo, uma coisa foi fundamental para a conquista de vitórias seguidas do time: a mudança de atitude dos jogadores. Segundo o treinador, o comportamento ‘de Grêmio’ passou a ser rotina após cobranças públicas. Casualmente, desde que Luxa falou nisso foram só vitórias. Neste domingo a vítima foi o Botafogo, no Engenhão. O placar final apontou 1 a 0 para os gaúchos.

“Para mim tudo começou quando passamos a tomar atitude de time que quer chegar. Como tivemos contra o Cruzeiro e agora contra o Botafogo. É a atitude do Grêmio. O pessoal achou que eu não poderia ser tão incisivo ou que estava jogando culpa para alguém, mas não. Desta vez o time teve atitude. Estamos com jeito de quem quer chegar a algum lugar. Para isso tem que lutar muito”, disse Luxa.

No Rio de Janeiro, o time de Porto Alegre marcou com Marcelo Moreno, aos 3 minutos do segundo tempo, e estragou a festa da estreia de Seedorf. Foi a terceira vitória seguida, segunda fora de casa. A cobrança citada por Luxa sucedeu a queda para o Santos, em casa. Desde então, só vitórias.

“Se não tiver dedicação não vai a lugar algum. Temos que praticar. Futebol é o tempo todo concentrado, ligado, fazendo as cosias acontecerem. O Brasileirão é muito difícil, mas estamos no páreo”, salientou Luxa.

No entanto, o treinador gremista pediu paciência. Segundo Vanderlei Luxemburgo, é muito cedo para qualquer prognóstico definitivo do Campeonato Brasileiro.

“Estou contente pela vitória, mas não vou comemorar a 11ª rodada. Sabemos que é muito precoce qualquer afirmação mais incisiva de campeão. Hoje são poucos pontos que separam os primeiros. Só quando tivermos dois terços disputados saberemos alguma coisa mais real. Nossa projeção é técnica”, salientou.

O Grêmio volta imediatamente a Porto Alegre. O próximo confronto será novamente contra adversário direto. O Fluminense é o oponente da próxima quarta-feira, no Olímpico, às 21h50. Com 21 pontos, o Grêmio ocupa a 4ª colocação no nacional.