O lucro da Vale registrou queda de 48,3 por cento no segundo trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, para 5,314 bilhões de reais, informou a empresa nesta quarta-feira.

Na moeda norte-americana (US GAAP), o lucro da maior produtora de minério de ferro do mundo atingiu 2,662 bilhões de dólares, queda de 58,7 por cento.

O resultado ficou abaixo da expectativa do mercado. Pesquisa da Reuters com dez analistas indicou que a Vale teria um lucro de 3 bilhões de dólares.

Mesmo com aumento na produção de minério, a mineradora registrou queda na receita e na geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, , depreciação e amortização).

“A produção e as vendas de minério de ferro registraram recuperação, enquanto que foram alcançados marcos relevantes para o desenvolvimento de nossos projetos mais importantes…”, disse a companhia em comunicado ao mercado.

A receita da Vale no segundo trimestre atingiu 23,91 bilhões de reais, queda de 2,3 por cento na comparação com o mesmo período de 2011.

Segundo a Vale, os preços realizados de minério de ferro no trimestre foram reduzidos, o que não era esperado pelo mercado.

O desvalorização do real afetou o resultado da maior produtora de minério de ferro do mundo, como previam analistas. Custos em dólar explicam o impacto negativo da valorização do dólar frente à moeda americana.

“Por outro lado, a apreciação do dólar norte-americano contra o real, o dólar canadense e outras moedas, que representam cerca de 80 por cento dos nossos custos operacionais, contribuiu favoravelmente para o fluxo de caixa”, disse a empresa.

A variação monetária e cambial reduziu o lucro em 3,458 bilhões de reais, afirmou a empresa.