A Ericsson, maior fabricante mundial de equipamentos para redes de telecomunicações móveis, superou as estimativas de lucro e margem no primeiro trimestre, alimentando expectativas de que o período de fraqueza no mercado tenha se encerrado.

O lucro antes de juros e impostos foi de 2,8 bilhões de coroas suecas (416 milhões de dólares), excluindo joint-ventures deficitárias e incluindo os gastos com reestruturação.

O resultado representou queda de 56 por cento na comparação anual, mas superou a estimativa de 2,5 bilhões de coroas suecas de uma pesquisa da Reuters com analistas.

A margem bruta subiu para 33,3 por cento no trimestre, ante 30,2 por cento nos últimos três meses de 2011, o que a companhia creditou a efeitos sazonais, maior peso de projetos de expansão de capacidade e menor participação de serviços, que têm retornos menores.

“As pessoas estavam temendo que a tendência de fraqueza do quarto trimestre do ano passado iria continuar”, disse Alexandre Peterc, analista da corretora Exane BNP Paribas.

As vendas da unidade de redes tiveram queda de 18 por cento. As vendas totais somaram 51 bilhões de coroas, ante previsão de 52,9 bilhões.