Londres instalará mísseis em edifícios para garantir segurança dos Jogos

Locais foram escolhidos para evitar abrigar armas dentro do Parque Olímpico

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Locais foram escolhidos para evitar abrigar armas dentro do Parque Olímpico

Para reforçar a segurança durante os Jogos Olímpicos, serão instalados mísseis de alta velocidade em seis edifícios de Londres, anunciaram as autoridades militares do Reino Unido nesta quinta-feira, 3.

O edifício Lexington, no distrito de Tower Hamlets, e a torre Fred Wigg, na zona de Waltham Forest, foram escolhidos como dois dos possíveis locais para abrigar os mísseis Starstreak.

No caso do governo britânico aprovar o Plano de Segurança Aérea, outros quatro edifícios abrigarão mísseis do tipo Rapier, dois ao norte (Blackheath Common e Oxleas Wood) e dois ao sul da capital, próximos ao reservatório William Girling e na região de Barnhill.

O comandante de Defesa Conjunta Terra-Ar, o coronel Jon Campbell, explicou que os lugares foram escolhidos para evitar instalar armas dentro do Parque Olímpico, localizado em Starford.

“Queremos desmilitarizar essa zona para deixar o esporte desempenhar o papel mais importante. O Edifício Lexington é o melhor lugar fora do Parque Olímpico”, explicou Campbell, segundo informou nesta quinta-feira a cadeia britânica BBC.

O coronel assegurou também que as autoridades estão fazendo todo o possível para que as pessoas não temam um ataque. “O míssil Rapier conta com um radar único que pode detectar objetos parados ou em movimento, o que significa que temos a melhor fotografia do céu de Londres”, acrescentou Campbell.

Suart Atha, comandante para a segurança aérea durante Londres 2012, disse que espera que o foco esteja voltado para o “atleta Usain Bolt”, e não sobre as autoridades de segurança.

“Estamos muito orgulhosos de poder participar deste plano para oferecer Jogos seguros”, concluiu Atha.

De ontem até o dia 10 de maio, a Real Força Área Britânica (RAF) realizará a operação “Exercise Olympic Guardian”, que tem o objetivo de testar a segurança durante os Jogos Olímpicos, que acontecerão entre 27 de julho e 12 de agosto.

 

Conteúdos relacionados