Lombadas eletrônicas com defeito estão confundindo motoristas em Dourados. Enquanto algumas delas estão ligadas, mas sem funcionamento, outra, localizada na Avenida Joaquim Teixeira Alves está registrando a velocidade acima do real.

O motorista que passa até 30 quilômetros por hora no local (velocidade ) verifica que a lombada registra uma velocidade irreal de 70 até 90 quilômetros por hora, o que seria motivo para gerar multas.

Preocupados, motoristas contataram a reportagem. “Espero que não venha multa. Diante tantos impostos que pagamos e não temos o retorno, mais essa, e ainda sem estar errado, já é de mais”, disse o comerciante João Dias, que segundo ele passou a 25 por hora, mas a lombada marcou 78.

Essa não é a primeira vez que a lombada aos fundos do terminal rodoviário apresenta o mesmo problema. Em outros pontos da cidade, os equipamentos nem sempre funcionam, a exemplo do aparelho instalado na Mozart calheiros, no Água Boa, bem como a que fica ao lado do cemitério, na rua Coronel Ponciano.

Aparecido Dias Duarte, gerente do em Dourados, diz que a lombada com defeito não emitirá notificação. “Se eventualmente alguém for notificado neste período poderá entrar em contato com o Detran de Dourados para suspender a penalidade”, disse ele.

No entanto, se o condutor passar a uma velocidade acima de 30km ele será multado. “O visor mostra uma velocidade irreal, porque está com defeito, agora a velocidade correta é medida pelo sensor localizado no asfalto. Esse sim, se detectar abuso irá gerar a multa”, reitera Aparecido.

O solo frágil e úmido naquela região, segundo ele, favorece a lombada apresentar defeito, devido a vibração ser maior. “A empresa responsável pela manutenção irá consertar novamente, porém o problema pode voltar a repetir”, finalizou.