Liga Árabe pede implementação imediata de plano de paz na Síria
Reunidos na capital iraquiana, Bagdá, os líderes dos países que integram a Liga Árabe pediram ao presidente da Síria, Bashar al-Assad, a implementação imediata e completa do plano de paz elaborado pelo próprio bloco e pelas Nações Unidas e aceito por Damasco ainda na terça-feira. O aceite, no entanto, não interrompeu os ataques no país. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Reunidos na capital iraquiana, Bagdá, os líderes dos países que integram a Liga Árabe pediram ao presidente da Síria, Bashar al-Assad, a implementação imediata e completa do plano de paz elaborado pelo próprio bloco e pelas Nações Unidas e aceito por Damasco ainda na terça-feira.
O aceite, no entanto, não interrompeu os ataques no país. A iniciativa de paz proposta pelo ex-chefe da ONU Kofi Annan tem seis etapasm entre elas o fim dos confrontos, melhora no acesso de equipes de ajuda humanitária e a retirada das tropas de áreas civis em diferentes cidades do país.
Na quarta-feira, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, também cobrou de Assad a implementação imediata das medidas. Embora Assad tenha reiterado nesta quinta-feira seu aceite ao plano, o líder disse que os opositores precisam interromper o que classifica como “atos terroristas contra o governo”.
Somente nesta quinta-feira, ao menos 20 pessoas morreram em confrontos no país. Apenas dez dos 22 líderes árabes que integram o bloco participaram da reunião no Iraque, país de maioria xiita. Países como Jordânia, Marrocos e todos os membros do Golfo Pérsico, com exceção do Kuait, ficaram de fora do encontro.
Mais cedo, o chanceler britânico, William Hague, disse que a Grã-Bretanha enviou US$ 700 mil (R$ 1,2 milhão) aos grupos de oposição sírios e que os recursos destinam-se à compra de suprimentos, mas não de armas.
A estimativa da ONU é de que cerca de 9 mil pessoas tenham morrido na Síria em decorrência da repressão aos protestos antigoverno, em curso há um ano.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Defensoria Geral em MS emite nota de pesar sobre falecimento de defensora pública
Falecimento da defensora pública Glaucia Silva Leite
Guilherme Caribé é prata nos 100m livre no Mundial de piscina curta
De quebra, ele estabeleceu novo recorde sul-americano
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.