Líder Guarani-Kaiowá confirma sofrimento vivido pelos índios
O líder da etnia indígena Guarani-Kaiowá Eliseu Lopes Kaiowá pediu que governo demarque logo as terras a que seu povo tem direito. Eliseu relatou a situação de vida precária enfrentada pela etnia e as várias mortes de lideranças que ainda não foram punidas pela justiça, confirmando as informações divulgadas pela imprensa e pelas redes sociais. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O líder da etnia indígena Guarani-Kaiowá Eliseu Lopes Kaiowá pediu que governo demarque logo as terras a que seu povo tem direito. Eliseu relatou a situação de vida precária enfrentada pela etnia e as várias mortes de lideranças que ainda não foram punidas pela justiça, confirmando as informações divulgadas pela imprensa e pelas redes sociais. Segundo Eliseu, a liminar que impediu a expulsão da etnia da terra que ocupa no Mato Grosso do Sul não resolve o problema, pois são 200 pessoas vivendo em um hectare de terra.
– Enquanto o governo está se preparando, nós já vamos retomar o que é nosso. Nós não aguentamos mais viver em baixo de uma lona preta, as crianças tomando água suja, sem ter condição de vida digna com suas famílias. Guarani-Kaiowá vem morrendo de atropelamento na beira da estrada, ataque de pistoleiro, todos os dias, muitos matando nossas lideranças. Nós não aguentamos mais isso – disse o índio.
Eliseu disse que, enquanto o governo se organiza para demarcar as terras, a comunidade está morrendo. O líder indígena também reclamou da impunidade quanto a morte de muitas lideranças e pediu pela segurança dos líderes que estão lutando e sendo ameaçados de morte.
A audiência pública que discute o suposto suicídio coletivo pretendido pelos índios da etnia Guarani-Kaiowá está sendo realizada desde às 9h da manhã desta quinta-feira (1º) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.