Líder estudantil chilena Camila Vallejo vai ao México apoiar o #YoSoy132

Símbolo da nova militância jovem no Chile quer compartilhar experiências com movimento que sacode a política mexicana

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Símbolo da nova militância jovem no Chile quer compartilhar experiências com movimento que sacode a política mexicana

Camila Vallejo, estudante que ficou famosa por liderar os protestos pela reforma educacional no Chile em 2011, se reunirá na próxima quinta-feira (15/06) com lideranças estudantis do México, em meio ao crescimento do movimento #YoSoy132.

Segundo informações do jornal mexicano Processo, Camila vai participar de um fórum na UAM (Universidad Autónoma Metropolitana), para “compartilhar sua experiência”.

Em um vídeo publicado na internet, a jovem declara seu apoio ao movimento que vem mexendo com a política mexicana. “Eu sou 132, e aqui há muitos mais 132, 133…”. No ano passado, Camila foi eleita pelos leitores do jornal britânico The Guardian como a “personagem do ano”.

O #YoSoy132 eclodiu após o dia 11 de maio, quando estudantes de uma universidade mexicana protestaram contra o candidato favorito nas eleições presidenciais do México, Enrique Peña Nieto. Eles lembravam uma ação violenta promovida pela polícia enquanto o candidato do PRI era governador do Distrito Federal – que resultou em dois jovens mortos –e o expulsaram do local aos gritos de “Assassino!” e “Fora daqui”.

O partido de Peña Nieto reagiu acusado os manifestantes de serem um grupo de provocadores e inimigos políticos infiltrados. Os principais meios de comunicação fizeram coro. Em resposta, 131 estudantes gravaram um vídeo em que mostram a carteira de estudante, desmentindo as acusações. Em questão de horas o “Yo Soy 132” estourou na web e manifestações contra Peña Nieto e os meios de comunicação hegemônicos foram agendadas.

Desde então, o amplo favoritismo de Peña Nieto vem se deteriorando e o candidato progressista Andrés Manuel López Obrador se aproxima nas pesquisas. As eleições presidenciais no México ocorrem em turno único no dia 1º de julho.

Conteúdos relacionados