A próxima edição da Copa Libertadores da América terá uma novidade relacionada à arbitragem. A partida de 2013, os jogadores que levarem três cartões amarelos na competição serão suspensos por uma partida, o que já ocorre em torneios como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

Até este a edição deste ano, vencida pelo Corinthians, o atleta que recebesse cartões amarelos era punido apenas financeiramente. O primeiro cartão ‘custava’ 100 dólares (cerca de R$ 206) e, do segundo em diante, a multa chegava a R$ 412.

A alteração no regulamento ficou definida nesta quinta-feira em reunião realizada na sede da Conmebol, em Assunção. O comitê executivo da entidade máxima do futebol sul-americano se reuniu na capital paraguaia na véspera do sorteio dos grupos da edição de 2013 da Libertadores e definiu a mudança no critério de punição aos atletas indisciplinados, segundo informações do site Pasión Libertadores, vinculado a Conmebol.

O antigo sistema era um dos alvos de críticas de clubes brasileiros. Para eles, o regulamento anterior beneficiava equipes de nível técnico inferior e que tinham como proposta de jogo parar o adversário com faltas.

Uma diferença importante em relação a torneios como a Liga dos Campeões da Europa ou a Copa do Mundo, é que o número de cartões recebidos por um jogador não será zerado em nenhuma fase da competição. Além da suspensão por acúmulo de cartões, a Conmebol também definiu que as equipes poderão inscrever 30 jogadores, com direito a três alterações nos inscritos antes das oitavas, quartas e semifinal.